fbpx

Coronavírus: como fazer uma higienização automotiva eficiente?

Quando pegar o carro for necessário, uma rotina de higienização automotiva pode ajudar você. Em nosso blog, confira dicas para continuar seguro.

Durante o isolamento pela Covid-19 a recomendação geral é não sair de casa, mas e quando for preciso comprar algum produto ou ir na farmácia? Nestes casos, existem algumas dicas que vão garantir uma higienização automotiva eficiente para manter você protegido.

Dentro de um veículo existem colônias de bactérias e vírus, assim como em  casa, nas roupas e sapatos. Por isso, o cuidado deve ser estendido para todos esses itens de maneira simultânea, assegurando sua saúde e a de seus familiares. 

Passos da higienização automotiva

Como realizar a limpeza antes de entrar no carro

É preciso limpar o carro toda a vez que você for usá-lo. Em primeiro lugar, lave bem as suas mãos, higienize a maçaneta interna e externa da porta, o volante, câmbio, painel e a central multimídia. 

A dica é não usar o álcool em gel 70% nas peças pois, apesar de ser eficiente para a pele, a substância danifica os itens.

Água oxigenada e produtos a base de amônia também devem ser descartados.

Faça uma mistura simples de água com sabão, umedeça um pano de microfibra e esfregue em todas as superfícies citadas. O vírus morre mais facilmente quando há atrito. Lembre-se sempre dos botões do farol e setas.

Como a higienização automotiva pode se tornar frequente, os assentos pedem um cuidado especial.

Caso seu veículo tenha bancos de couro, a dica é fazer uma hidratação para que eles não ressequem. É possível encontrar produtos específicos para esse fim na internet. 

Já se o estofamento for de tecido sintético, é melhor tomar cuidado para deixar os bancos apenas úmidos e não completamente molhados – o que irá evitar o desenvolvimento de fungos ou de mau cheiro.

Diariamente, também é preciso bater os tapetes do carro. Os resíduos que ficam alojados ali podem juntar mais bactérias e até insetos. Aspirar uma vez por semana é uma boa alternativa. 

O que fazer quando terceiros entram no seu veículo

Para quem precisa deixar o carro nas mãos de algum outro membro da família ou de um manobrista, o ideal é seguir o mesmo ritual. Leve os materiais para limpeza e, antes de entrar, esfregue volante, painel, câmbio, maçanetas e assentos.

Mesmo com a limpeza feita, não leve as mãos ao rosto. Isso porque suas roupas podem ter sido contaminadas graças ao contato com a pessoa ou ambiente.

Na hora de conduzir o automóvel não esqueça da higienização automotiva

Enquanto estiver conduzindo o carro, a dica é não usar o ar-condicionado. Deixe as janelas sempre abertas, com ar externo circulando. 

Ainda assim, como os filtros do aparelho podem auxiliar na proliferação de fungos e bactérias, é preciso verificar a possibilidade de uma limpeza profissional. Em regra, ela deve ser feita a cada seis meses.

Essas dicas simples vão ajudar você e a sua família a se proteger do coronavírus, garantindo maior segurança mesmo ao circular de carro. 

*

A Metagal, líder no mercado de espelhos retrovisores e no desenvolvimento de câmeras para monitoramento veicular, é um exemplo da constante busca por inovação. Há mais de 50 anos no setor, a empresa investe pesado em pesquisas, capacitação de seus profissionais e novas tecnologias automotivas.

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *