fbpx

Indústria do futuro: mecânica automotiva e outros nichos que serão valorizados

A pandemia serviu para acelerar a transformação digital no mercado automotivo. Confira os cursos e nichos que serão mais valorizados na indústria do futuro.

A pandemia causada pela Covid-19 serviu para acelerar a transformação digital e evidenciar a necessidade de mudança em todos os setores, inclusive no mercado automotivo. Mas quais nichos a indústria do futuro mais irá valorizar? 

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial, levantamento do Senai que contempla o cenário industrial brasileiro de 2019 a 2023, o crescimento das vagas para técnicos em mecânica veicular será de 19,9%.

Esse aumento pode ser explicado pela criação de novas frotas de veículos, agora com tecnologia mais avançada, além de uma série de serviços de mobilidade que também serão desenvolvidos.

A ideia é que a mão de obra  acompanhe essa evolução e esteja preparada para trabalhar e contribuir com um ambiente digital e automatizado. Por meio de cursos e especializações, os profissionais poderão receber capacitação já voltada ao que o mercado busca.

Transformação tecnológica e a indústria do futuro

A expectativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) é que de 31% a 50% das indústrias automotivas criem vagas relacionadas à transformação tecnológica em um futuro próximo.

O tema de estudo mais citado é a internet das coisas. A IdC (ou IoT, como é conhecida em inglês), pretende interligar todos os itens da nossa rotina a uma rede mundial de computadores. O princípio é que os universos digital e físico se fundam por meio de dispositivos que estejam conectados uns aos outros, à nuvem e aos centros de informação.

Os investimentos em carros elétricos e autônomos ganharão força no período pós-pandemia, mais um motivo para buscar a adaptação.

Além disso, também devem ocorrer mudanças no processo de compra dos veículos. Compras online e realização de testes por meio de aplicativos são possibilidades que, se consolidadas, vão exigir ainda mais controle dentro do processo industrial. 

Os novos profissionais ou profissionais que desejam recolocação no mercado precisam não só investir em capacitação, mas também estar abertos para atuar em um cenário diferente, com muitas novidades.

Como buscar a capacitação necessária para a indústria do futuro?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além das aulas presenciais, disponibiliza diversos cursos online, muitos deles gratuitos.

É preciso ter agilidade, pois a busca por capacitação aumentou de maneira significativa. O órgão já recebeu mais de um milhão de matrículas durante o período de isolamento social, tanto de usuários que perderam a colocação profissional quanto daqueles que querem aproveitar o tempo para se especializar.

Dentre os cursos online mais procurados de todas as áreas, “noções básicas de mecânica automotiva” fica em quarto lugar, seguido por “desvendando a indústria 4.0”.

Esse dado só reforça o grande interesse do público pelo setor automobilístico. Dessa forma, profissionais devem buscar capacitar-se o quanto antes para garantirem seu espaço na indústria do futuro.

*

A Metagal, líder no mercado de espelhos retrovisores e no desenvolvimento de câmeras para monitoramento veicular, é um exemplo da constante busca por inovação. Há mais de 50 anos no setor, a empresa investe pesado em pesquisas, capacitação de seus profissionais e novas tecnologias automotivas.

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *