fbpx

Mercado automotivo: previsões que já estão se tornando realidade

O mercado automotivo está sempre se renovando e algumas previsões que antes pareciam muito distantes já estão se tornando realidade. Confira quais delas!

Desde o surgimento do primeiro carro, lá em meados de 1885, o mercado automotivo já trouxe uma série de mudanças que um dia foram consideradas revolucionárias, mas que hoje já fazem parte do dia a dia de muitas pessoas que têm um veículo.

Para trazer mais praticidade e conforto, automóveis que antes tinham apenas duas portas passaram a ter quatro. Para garantir mais segurança em caso de acidentes, foi desenvolvido o airbag. Também relacionado à segurança, as rodas que travavam em freadas bruscas tornaram necessária a criação do freio ABS.

Os avanços continuam. O surgimento de novas tecnologias permitiu que especialistas do mercado automotivo fizessem previsões de algumas novidades relacionadas à segurança e sustentabilidade, por exemplo. Algumas delas já estão se tornando realidade e nós as listamos abaixo. Confira:

3 novidades tecnológicas no mercado automotivo

 

  • Carros elétricos

 

Zero emissões de gases poluentes, baixo custo de utilização e ausência de ruído. Isto não é sonho. O carro elétrico é uma novidade que aplaca grandes objeções de consumidores exigentes e ecologicamente conscientes, afinal trocar um automóvel com motor alimentado por combustíveis fósseis (gasolina, gasóleo, gás) por um carro movido a eletricidade é garantia de que você está contribuindo para um planeta mais limpo e, ao mesmo tempo, rodando em um veículo mais econômico.

Essa tendência realmente vem se tornando realidade. No exterior, em locais como Europa, Ásia e Estados Unidos, a venda desses veículos já tem se tornado expressiva. No Brasil, ela está chegando.

Na edição de 2018 Salão do Automóvel, foi possível notá-la. Três grandes marcas do mercado automotivo apresentaram modelos de carros elétricos para o público presente, que pôde também experimentar a novidade em um test-drive.

 

  • Carros autônomos

 

Daqui algum tempo, todos os carros serão capazes de se locomover sozinhos – ou pelo menos é o que algumas pessoas acreditam. Há quem pense que essa realidade é distante, mas esses automóveis já existem e estão sendo otimizados. Eles andam sozinhos com o auxílio de câmeras, sensores e radares.

Para se ter uma ideia de como isso já faz parte da nossa realidade, o Google pretende lançar no início de 2019, nos Estados Unidos, um serviço de transporte com carros autônomos. Inicialmente ele deve funcionar em uma pequena área do Arizona e depois será expandido.

No Brasil, já existem alguns modelos de carros semiautônomos. Apesar de ainda dependerem dos seres humanos para pleno funcionamento, as máquinas são capazes de tomar algumas decisões sozinhas, como quando frear ou qual distância manter do carro à frente.

 

  • Assistente de estacionamento

 

Estacionar pode ser uma missão difícil em algumas situações. Quem nunca teve dificuldade na hora de fazer uma baliza e encaixar o carro naquela vaga estreita?

Hoje, os carros possuem sistemas (ADAS) que auxiliam o motorista na hora de estacionar. Muitos veículos já contam com retrovisores que se movem para ampliar a visão do motorista. Além disso, graças à instalação de câmeras e um monitor central no painel do carro, é possível que o motorista tenha uma visão 360º graus.

Alguns modelos já vêm com uma nova promessa: o carro estaciona sozinho, enquanto o motorista apenas pressiona o acelerador.

Esses são apenas três simples exemplos de avanços no mercado automotivo que comprovaram previsões, se adequando às necessidades dos motoristas. Carros ainda mais leves e até mesmo detectores de buracos são algumas das tendências que devem mexer com o setor em um futuro próximo.

A Metagal, líder no mercado de espelhos retrovisores e no desenvolvimento de câmeras para monitoramento veicular, é um exemplo da constante busca por inovação. Há mais de 50 anos de no setor, a empresa investe pesado em pesquisas, capacitação de seus profissionais e novas tecnologias.

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *