fbpx

Tudo o que você precisa saber sobre câmeras automotivas

Câmeras automotivas

As empresas do setor automotivo não param de inovar e, assim como a Metagal, estão sempre em busca de novas tecnologias.  O assunto da vez são as câmeras automotivas. Com uma dessas instalada no veículo, é possível se proteger de danos cometidos por terceiros e de outros contratempos que podem ocorrer no trânsito.

Sejam de baixa ou alta resolução, as câmeras automotivas podem filmar em qualquer horário, inclusive quando não houver luz, pois possuem infravermelho. Porém, mais do que apenas filmar e tirar fotos, elas servem para proteção em diversos casos.

Descubra neste texto como as câmeras automotivas são, quais delas são indispensáveis e por que as montadoras estão investindo cada vez mais nessa tecnologia

Como as câmeras automotivas funcionam

Você pode encontrar dois tipos de câmeras automotivas: as que registram todos os acontecimentos no interior ou exterior do veículo, funcionando como prova para possíveis acidentes ou roubos, por exemplo.

Já as câmeras feitas para auxiliar na direção mostram tudo em tempo real, e  aumentam o alcance da visão do motorista, ajudam ao estacionar e evitam colisões com outros veículos. Essa tecnologia funciona como um assistente. 

Antes de entender mais sobre o mercado em geral, é importante saber como as câmeras automotivas funcionam: 

  • Uma câmera veicular de qualidade possui recursos como: visão noturna, sensor de movimento e estabilizador de imagens;
  • Algumas versões mais acessíveis são muito frágeis e podem parar de funcionar quando estão em contato com a chuva (preste atenção ao modelo e marca);
  • O tempo de gravação das câmeras automotivas pode ir de 30 minutos a até 120 minutos ou um pouco mais. Depois, é necessário esperar algumas horas de carregamento para gravar novas imagens e vídeos.

Quais as vantagens das câmeras automotivas? 

As câmeras automotivas possuem diversas vantagens, e as montadoras já estão de olho nessa tendência, ou seja, o investimento aumenta de acordo com a preocupação dos motoristas com a segurança, que é cada vez maior. 

Entre seus benefícios estão: maior segurança aos motoristas e passageiros; diferentes formatos e recursos; proteção contra possíveis golpes e fraudes; ótimo custo-benefício e armazenamento de informações importantes, como a localização do veículo por GPS e sua velocidade média. Não há como negar que esse recurso está se tornando algo comum nos carros, principalmente na Ásia e na Europa.

As câmeras veiculares estão se tornando tão comuns que os analistas da Zion Market Research preveem, em seu relatório mais recente, que o mercado global de câmeras automotivas atinja cerca de US$ 15,4 bilhões até 2025.

Além disso, o objetivo das câmeras automotivas é aumentar a segurança do condutor e prevenir possíveis acidentes ou danos maiores ao veículo. Hoje, os sistemas de alguns carros já avisam ao motorista quando há aproximação de outros veículos e a hora de fazer manobras, principalmente em estradas. 

Alguns sistemas também detectam obstáculos, pois há um conjunto de sensores. Com o 5G, tudo isso vai evoluir para os centros urbanos. Por isso, um algoritmo eficiente e seguro se faz cada vez mais presente nos acessórios para os carros, ainda mais em um mundo conectado.  

Quais são os tipos de câmeras veiculares? 

Agora que você já entendeu a importância das câmeras automotivas, vamos apresentar dois modelos com qualidade de primeira. São elas:

LCD Full Mirror 

Entre suas funcionalidades, estão: dupla função, que permite a troca do modo espelho para o modo LCD; aumento de mais de 50º de visão da câmera traseira; evita obstruções de passageiros ou objetos no banco traseiro; alto brilho do LCD para controle do ofuscamento.

360º Vision

Este modelo possui câmera frontal, câmera lateral esquerda, câmera lateral direita, display, unidade de controle eletrônico e câmera traseira. Além disso, conta com sistema de assistência de estacionamento com visão 360º, câmeras com ampla angulação para mostrar o topo do carro e sensor opcional de detecção de objeto com alarme sonoro. 

Por que as montadoras estão investindo nessa tecnologia?

Com a aproximação de uma nova era na mobilidade, como a chegada mais próxima dos carros elétricos e conectados, é importante entender que a indústria automotiva vai focar seus esforços em sensores e câmeras integradas, essa tendência é cada vez mais real. 

O setor está em evolução e sabe que a conectividade e principalmente a segurança dos motoristas são as prioridades, ainda mais em um mundo em constante mudança. Por isso, fique de olho nas tendências e não fique para trás, aproveite para se atualizar e entender as necessidades do mercado automobilístico.

*

A Metagal, líder no mercado de espelhos retrovisores e no desenvolvimento de câmeras para monitoramento veicular, é um exemplo da constante busca por inovação. Há mais de 50 anos no setor, a empresa investe pesado em pesquisas, capacitação de seus profissionais e novas tecnologias automotivas.

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *