Desgaste de pneus: quais são os tipos e como a tecnologia pode ajudar?

Sabemos que o desgaste de pneus é uma coisa comum de acontecer nos veículos. Isso porque essa peça é uma das mais importantes para fazer os automóveis se moverem.

Por isso, é importante que motoristas fiquem atentos aos seus pneus. Negligenciar uma possível troca pode gerar situações de risco para todos a bordo e causar graves acidentes.

Um ponto que pode preservar o desgaste de pneus é escolher o certo para o seu veículo. Quanto mais apropriado o pneu for para o automóvel, maior pode ser sua vida útil.

Também é válido ressaltar que o motorista é o responsável pelo uso correto – ou não – dos pneus. Muitas vezes o desgaste acaba sendo feito pelas diferentes maneiras de dirigir ou pelas formas de manutenção do veículo.

Ou seja, são vários os fatores que podem causar o desgaste de pneus e, por isso, é importante saber como evitá-lo. Venha descobrir neste artigo!

O que é TWI e como ele está ligado ao desgaste de pneus

Existem alguns fatores que permitem analisar o desgaste de pneus. Um deles é o chamado TWI.

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre esse termo, nós te explicamos: a sigla significa Tread Wear Indicator, e ele está presente em todos os pneus novos e de qualidade.

Esse indicador é uma pequena elevação de borracha, localizada dentro dos sulcos da banda de rodagem dos pneus.

O TWI é um fator que auxilia motoristas a identificarem o desgaste de pneus com mais facilidade

Sua função se resume em marcar o limite de 1,6 milímetros de profundidade definido por lei. Essa medida é o máximo que um pneu pode ter antes de ser considerado “careca” e ter seu desgaste comprovado.

Segundo a Contran, um pneu não pode rodar com sulcos menores do que 1,6 milímetros. Esse é o máximo que o desgaste pode chegar

Também é importante lembrar que o TWI está localizado em várias partes do pneu. Dessa forma, não há como não conseguir enxergá-lo.

Conheça os tipos de desgaste de pneus

Nunca ouviu falar que existem tipos de desgaste para os pneus? Pois saiba que ele é classificado em algumas categorias.

Como já mencionado, os pneus são umas das partes mais importantes do veículo, por isso é essencial que eles sejam bem cuidados e trocados conforme os desgastes surgem.

Entenda quais são os desgastes mais comuns nos pneus:

Tipo N° 1: Desgaste central

Esse tipo de desgaste de pneus acontece no centro da banda de rolagem. Costuma ocorrer devido à alta pressão dos pneus com o atrito do solo.

Esse desgaste afeta diretamente o equilíbrio do veículo. Quando ele aparece, é importante já fazer a troca dos pneus, evitando acidentes futuros nas ruas – como ele estourar – ou viagens perigosas.

Tipo N° 2: Desgaste unilateral

Ocorre em apenas um lado do pneu e a causa mais comum é por conta do alinhamento falho.

Isso quer dizer que, quando a suspensão está mal alinhada no veículo, o pneu fica torto e entra em contato desigual com o chão.

Outro fator que ocasiona esse tipo de desgaste é o excesso de carga do veículo. Ou seja, um peso mal distribuído faz com que o pneu tenha uma curvatura na hora de rodar, recebendo danos por mau uso.

Tipo N° 3: Desgaste localizado

São desgastes que se concentram em apenas uma determinada região dos pneus. Pode ocorrer devido a uma frenagem brusca ou quando a trava de emergência é acionada.

Também pode acontecer caso haja uma derrapagem transversal ou pelo bloqueio de pneus. Esse desgaste pode ser evitado com a melhora do ABS.

Tipo N° 4: Desgaste escamado

Esse desgaste de pneu tem um aspecto de dente de serra, um pouco pontudo. Ele é considerado o que causa menos perigo dentre os outros tipos, mas é necessário que sua troca seja feita o quanto antes.

Além do visual, o que pode indicar esse desgaste no veículo é o barulho. Existe um ruído de rolamento quando as serras estão presentes nos pneus.

Tipo N° 5: Desgaste serrilhado

Assim como o unilateral, esse desgaste acontece por algum problema de alinhamento. É comum ser encontrado nas bordas do pneu, devido à uma fricção incomum nas estradas.

Tipo N° 6: Desgaste por condução

O tratamento inapropriado da borracha, a degradação em regiões mais arredondadas nos pneus e os danos maiores são causados pela direção agressiva dos motoristas.

Isso pode acontecer com a realização de manobras em alta velocidade, que além de gerar riscos para si mesmo e para os passageiros a bordo, também causa danos irreversíveis aos pneus.

A tecnologia chegou para auxiliar os motoristas

As evoluções tecnológicas estão caminhando em passos largos para promover avanços significativos no setor automotivo.

Já vimos que as tecnologias estão chegando em diversos processos nesse mercado. E agora é a vez do desgaste de pneus receber atenção digital.

Para facilitar o monitoramento do desgaste de pneus, a Bridgestone iniciou seus investimentos em uma empresa que criou a tecnologia para esse processo.

A empresa em questão é a Tyrata, que faz o gerenciamento de sensores e dados dos pneus. Além disso, possui uma solução automatizada para medir suas bandas de rodagem.

Com essa automatização, é possível coletar dados do desgaste e armazenar as informações na nuvem.

O presidente da Bridgestone Americas afirma que o portfólio das soluções para os desgastes de pneus será otimizado com a nova parceria.

Agora, falando um pouco sobre a tecnologia que a empresa oferece: nomeada ItelliTread, ela substitui a verificação manual dos estacionamentos por um sistema de drive-over. 

Seu funcionamento é por meio de sensores resistentes ao clima e à poeira, e traz maior facilidade de instalação. Com isso, a novidade faz medições mais precisas na profundidade das ranhuras da banda de rolagem.

Mais do que isso, o sistema também detecta padrões de desgaste irregular. Isso ajuda a determinar a durabilidade do pneu, garantindo maior segurança.

A Bridgestone utilizará do ItelliTread principalmente para otimizar a vida útil dos pneus de suas frotas. 

Lembrando que esse é só o começo. Conforme as tecnologias vão surgindo, o desempenho desse sistema pode se expandir para atingir um público maior do que apenas as frotas de uma empresa.

E por falar em tecnologia no setor automotivo…

Falando sobre como a tecnologia chegou até mesmo para otimizar o monitoramento do desgaste de pneus, porque não entrarmos em mais um assunto que está ganhando popularidade no setor automotivo? 

Os carros conectados à internet são a aposta para esse ano. Com a chegada do 5G no Brasil, a expansão da conectividade deve crescer entre montadoras, focando na otimização do Wi-Fi veicular. 

Porém algumas marcas já apostaram nessa conexão automotiva e tiveram sucesso. Em 2021, a Chevrolet bateu um recorde com a sua frota de carros conectados que possuem serviços de Wi-fi veicular, o OnStar, e o aplicativo myChevrolet.

O crescimento de veículos conectados da marca foi de 30% em relação a 2020, demonstrando uma grande necessidade de novas tecnologias automotivas.

Com o crescimento tão acelerado dos carros conectados no mercado, você não pode deixar de conhecer mais sobre o futuro desses modelos. 

Pensando nisso, trouxemos um material gratuito com todas as informações necessárias sobre esses veículos.

Falando sobre as tecnologias estarem presentes para monitorar o desgaste de pneus, venha conhecer outra evolução digital do setor: os carros conectados

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