Baterias de carros elétricos: conheça todos os detalhes

Imagem mostrando as baterias de carros elétricos

Como já sabemos, as baterias são a fonte de vida para qualquer automóvel rodar, certo? Porém, existem algumas peculiaridades que as baterias de carros elétricos possuem e que as diferenciam daquelas usadas em veículos à combustão.

O mundo está se tornando mais sustentável, e diversas melhorias e inovações estão sendo feitas no setor automotivo para que a emissão de poluentes diminua. 

E esse é apenas um dos motivos para que os veículos elétricos estejam tão em alta como atualmente – cada vez mais motoristas buscam por alternativas eco friendly.

Apesar dessa disparada em vendas, os carros elétricos ainda podem ser um mistério para seus condutores – principalmente em relação ao funcionamento de sua bateria. 

Isso porque, enquanto carros à combustão utilizam a energia da queima de combustível, os elétricos têm a própria bateria como fonte de energia. 

Pensando nisso, preparamos este artigo completo que irá te explicar tudo sobre as baterias dos carros elétricos. Confira!

Funcionamento das baterias de carros elétricos

Como já mencionado, as baterias de carros elétricos funcionam como suas fontes energéticas. Afinal, é o principal local de armazenamento da energia necessária para gerar tração nas rodas. 

Além disso, os veículos elétricos ainda possuem uma bateria auxiliar de segurança. Ela é encarregada de gerar energia para o funcionamento dos acessórios internos.

As baterias de carros elétricos funcionam de maneira simples: quando o pedal do acelerador é acionado, o veículo automaticamente fornece energia ao motor. Esse, por sua vez, gradualmente consome essa energia da bateria.

Outro ponto sobre essas baterias é que elas podem funcionar como um gerador em momentos de desaceleração. Esse processo é conhecido como frenagem regenerativa.

Ou seja, a frenagem recupera a energia que seria perdida em forma de calor nas pastilhas de freio e armazena na bateria, melhorando a autonomia do veículo.

Quando as baterias de carros elétricos descarregam, é utilizada energia da rede elétrica para sua recarga ou um carregador específico para cada modelo.

Existe diferença para os veículos elétricos híbridos?

Primeiramente, sim. Apesar das baterias em veículos elétricos híbridos apresentarem uma diferença pequena, ela está presente. 

A premissa é a mesma: o motor é alimentado por uma bateria muito semelhante à de um carro elétrico. A principal diferença é seu tamanho.

Nesses veículos híbridos, o tamanho da bateria diminui e o motor elétrico é usado como complemento do movido à combustão.

Inicialmente, os híbridos funcionam com a função elétrica até que a bateria se esgote. Após isso, passam automaticamente para o motor a combustão – que, consequentemente, ajuda a recarregar o elétrico.

Como as baterias de lítio-metal irão aumentar a autonomia dos elétricos? 

Os carros elétricos já utilizam uma bateria tracionária, que geralmente é composta por íons de lítio. Porém, para gerar mais autonomia para esses veículos, a proposta pode mudar um pouco.

Baterias de carros elétricos feitas de metal de lítio garantem maior autonomia

Além disso, ela atinge uma densidade de energia de 560 watts-hora por quilo sem perder a densidade.

A combinação usada para a criação desta bateria foi um cátodo rico em níquel, que permite o armazenamento de grandes quantidades de energia por massa, e um eletrólito líquido iônico, que garante uma capacidade estável mesmo depois de vários ciclos de carga e descarga.

Também é importante ressaltar que os estudos sobre essa bateria ainda estão em fase inicial, porém no futuro elas podem se tornar uma ótima solução para que carros elétricos possam permanecer mais tempo longe das tomadas.

Tipos de baterias de carros elétricos

As baterias de carros elétricos possuem certas derivações em seus tipos

  • Baterias de íon de lítio

São as baterias mais comuns em carros elétricos e seu nome pode parecer familiar por serem utilizadas na maioria dos eletrônicos portáteis, como telefones e computadores. 

Elas podem ser recarregadas antes de estarem completamente descarregadas, sem comprometer seu desempenho. Além disso, elas não necessitam de manutenção por serem mais eficientes e consistentes.

Essas baterias funcionam muito bem em altas temperaturas e sua relação peso/potência é boa. Isso significa que elas retêm muita energia para seu peso – o que é essencial para carros elétricos.

Mais do que isso, essas baterias são recicláveis e usadas tanto em veículos totalmente elétricos, quanto em híbridos. 

  • Baterias de hidreto metálico de níquel

Essas baterias são muito utilizadas em carros elétricos híbridos, porém também possuem taxas de sucesso em alguns veículos totalmente eletrificados. 

Elas possuem um ciclo de vida maior do que o tipo de bateria citado acima, mas também têm algumas desvantagens. 

Dentre eles está o alto custo, alta taxa de autodescarga e a geração de calor em altas temperaturas. Esses fatores a tornam menos eficazes para os elétricos recarregáveis.

  • Baterias de chumbo-ácido

Esse tipo de bateria está sendo utilizada no mercado dos elétricos apenas como complemento de carga. Principalmente para gerar energia para os acessórios do veículo.

Elas possuem alta potência, são baratas, seguras e confiáveis. Sua desvantagem é que a vida útil é muito curta e possui um desempenho ruim quando submetida a baixas temperaturas. 

  • Supercapacitores

Apesar de não ser uma bateria tradicional, os supercapacitores são dispositivos que armazenam energia com uma baixa densidade energética. Possuem alta densidade de potência e um longo ciclo de vida. 

Apesar deles armazenarem menos energia, têm capacidade de carga e descarga maior do que as demais baterias.

Além de todos esses fatores que diferenciam um tipo de bateria para outra, também há peculiaridades em manutenções, densidades energéticas, ciclos de vida, entre outros diversos fatores. 

Tabela comparativa entre tipos de baterias de carros elétricos

 

Grandes marcas já estão investindo nas baterias de carros elétricos

O primeiro trimestre de 2022 teve seu final com uma novidades relacionada às baterias de carros elétricos. 

Na quarta-feira (23/03), duas grandes marcas anunciaram um alto investimento em baterias de lítio: a Stellantis e LGES – LG Energy Solution. O total investido será de US$ 4 bilhões e a quantia será direcionada para a criação de uma fábrica canadense de baterias para veículos elétricos.

A construção faz parte dos planos da Stellantis de acelerar os investimentos em carros elétricos e encerrar totalmente com as frotas de veículos movidos à combustível fóssil até 2038.

Isso apenas demonstra o quanto a área de elétricos no setor automotivo está crescendo e se desenvolvendo cada dia mais, levando os motoristas a terem expectativas positivas sobre um futuro totalmente sustentável na direção.

Como os carros elétricos irão afetar o pós-venda

Como já dito, ainda há certos pontos sobre os carros elétricos que não sabemos completamente. Um deles é o jeito que esses veículos irão afetar o pós-venda nas concessionárias. 

Isso acontecerá pelo seguinte motivo: elas dependem das atividades de pós-venda e da própria venda de peças para otimização de lucros – pensando que um elétrico não necessita de manutenções tão constantes como um carro movido à combustão.

Por isso, é importante entender tudo sobre esses modelos eletrificados. Quanto mais informações você tiver sobre os carros elétricos, mais curiosidade sobre como é dirigi-los irá surgir. 

Pensando nisso, separamos um material exclusivo e gratuito para que você possa começar seus estudos!

 

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