Carro voador em São Paulo? Vem aí a primeira fábrica no Brasil

Header para BP sobre carros voadores

Nas telonas, o carro voador não é nenhuma novidade, protagonizando vários filmes de ficção científica como “De Volta para o Futuro”, “Star Wars” e outros. Mas agora ele será realidade no Brasil.

A Embraer anunciou em julho deste ano que a primeira fábrica a produzir carros voadores será em Taubaté, São Paulo. A expectativa é que em 2026 já tenham modelos prontos.

Para saber mais, continue lendo este artigo.

Fábrica de carro voador em SP

A Embraer controla uma empresa chamada Eve Air Mobility, que fabrica aeronaves, e esta anunciou a chegada da fábrica de carro voador em São Paulo.

Segundo matéria publicada no G1, a fábrica já tem endereço porque ocupará uma das unidades da Embraer na cidade de Taubaté. Todavia, a sede passará por algumas adaptações para receber a produção dos carros voadores adequadamente.

A previsão é que até 2026 os modelos já estejam prontos, até porque já existe demanda para esses veículos, pois há encomendas de 2,8 mil unidades, o que representa mais de US$ 8 bilhões em vendas. 

Os compradores são operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados que somam um total de 28 clientes.

Carro voador ou um helicóptero?

Apesar de ser conhecido como um carro voador, ele ainda não terá o formato como visto nas telonas. Sendo assim, o nome mais correto para este veículo é eVTOL, que significa veículo elétrico de pouso e decolagem vertical.

O eVTOL é muito parecido com um helicóptero, como se fosse um drone gigante, porém tem suas distinções.

Características dos carros voadores

 

Ou seja, ele apenas se assemelha com um helicóptero pela movimentação vertical e o uso de rotores, sendo que no outro veículo há a presença de apenas dois — um central e um na cauda. 

Uma vantagem do carro voador é que ele é bem mais silencioso, já que sua alimentação é elétrica, porém o helicóptero consegue fazer viagens mais longas.

Outro veículo que se assemelha ao eVTOL é o avião elétrico, pois alguns modelos possuem asas fixas. Só que o avião precisa percorrer uma pista para atingir velocidade de voo, e o carro voador não.

Os eVTOLs do futuro

Redesenhado pela empresa Urban Aeronautics, com sede em Israel, o veículo voador CityHawk agora tem um novo formato.

O novo modelo do Cityhawk

Diferente dos eVTOLs convencionais que mencionamos acima, este possui dois ventiladores acomodados em dutos — desse modo não ficam aparentes como os antecessores — e seu design se aproxima mais dos modelos de carros voadores presentes nos filmes. Ele não tem asas nem rotores.

Mas há outro destaque interessante. Apesar dos eVTOLs já serem constituídos por motores elétricos, o CityHawk ainda apresenta uma vantagem mais amiga da natureza: sua alimentação elétrica é feita por células de hidrogênio.

A mudança no formato não é apenas uma questão estética, pois suas dimensões possibilitam a otimização do espaço urbano, uma vez que o espaço ocupado por um eVTOL convencional cabe quatro aeronaves CityHawk.

Para além dos eVTOLs

O carro voador é uma ideia futurista, mas não é a única. O carro tradicional — o que anda no chão — também vai ser diferente daqui a alguns anos. A previsão é que novas tecnologias sejam integradas ao veículo.

Realidade aumentada → Sabe as rotas de GPS que aparecem no celular ou no HUD? Elas vão ocupar o para-brisa. Outras informações sobre trânsito e obstáculos também estarão nessa quase primeira tela.

Sensor de detecção de bicicleta → Isso já está incorporado em alguns carros de luxo, mas a previsão é que todos os modelos do futuro venham com o equipamento. Além de identificar as bicicletas, o sensor ativará uma frenagem automática, evitando assim uma colisão direta.

Direção de emergência → Ainda no escopo dos comandos autônomos, o carro do futuro também terá a “inteligência” de esterçar outro veículo, evitando uma batida. Isso ocorre da seguinte forma: o sensor identifica uma colisão iminente, move o volante para o lado que estiver livre e o carro, então, muda de direção automaticamente.

Cores sob demanda → Imagina trocar a cor da carroceria em segundos? Isso não só será possível como já existe em um modelo da BMW, que conseguiu reunir 32 cores diferentes com trocas instantâneas. Além de agradar o gosto do consumidor, a troca de cores pode ser alinhada ao clima, alternando automaticamente para evitar o superaquecimento ou esfriamento do veículo.

Carro que muda de cor em segundos

Apagão! → Esse recurso, no entanto, é uma função que pode funcionar contra o consumidor, pois caso ele deixasse de quitar alguma parcela, a montadora teria a capacidade de desligar alguns sistemas do carro ou até mesmo ele inteiro. Isso também pode funcionar a favor, pois em caso de furtos e roubos, o apagão do veículo impede que o ladrão o conduza.

Antes de voador, o carro será conectado

Agora que já sabemos da chegada do carro voador e das tecnologias que o tornarão futurista, é bom destacar que tais adventos só chegarão aos veículos quando eles se tornarem totalmente conectados.

O aprimoramento das redes móveis de internet — principalmente a evolução do 5G para o 6G — tem muito a ver com isso, pois permitirá uma conexão muito mais estável e mais rápida, o que é essencial para a funcionalidade dos sistemas listados neste artigo.

E você pode ficar por dentro de tudo o que envolve os carros conectados. Nós preparamos um material completo sobre o assunto, o qual pode ser baixado gratuitamente pelo banner abaixo:

CTA para BP sobre carros voadores

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *