Os carros no Brasil, ao adotarem padrões inovadores, contribuíram para a criação de novas tendências no mercado automotivo nacional, que rapidamente se popularizaram.
Às vezes com um simples detalhe funcional, outrora com algo advindo de exemplares passados, mas sempre com uma ideia interessante que repagina o cenário automotivo brasileiro.
Quer conferir que detalhes são esses que viraram tendências? É só continuar lendo o artigo.
Tendências em carros no Brasil
Parecido com o “vai e vem” da moda, as indústrias automotivas nacionais também se reinventam e lançam tendências. Agora, vamos explorar quais são elas, seguindo alguns itens levantados pelo Autoesporte.
Começando por uma tendência menos inovadora, os painéis multimídias não eram exatamente uma novidade no mundo quando foram lançados no Brasil em 2012. Porém, assim que essa ideia apareceu por aqui, virou moda. Agora todas as indústrias brasileiras já sabem que esse item não pode faltar nos carros do Brasil.
Urbanos aventureiros?
Os carros de passeio já são vistos rodando por aqui com várias características de veículos off-road, como, por exemplo, uma suspensão mais alta e uma roda reserva na traseira; sem falar dos estilos de pneus mais aderentes. Mas você sabia que isso começou lá na década de 90?
Pois é, foi nos anos finais dessa época que surgiu o primeiro carro de passeio adventure. E não é que a ideia colou?
Lanternas separadas
Essa é uma tendência mais recente, que começou por volta de 2015 por aqui. Antes os carros no Brasil tinham seu conjunto óptico, principalmente o dianteiro, bem juntinho, com as lanternas se encostando.
Agora é comum ver veículos com esses faróis separados. Isso interfere no design, deixando-o mais moderno. É uma mudança que está fazendo sucesso no país e parece ter vindo para ficar.
Pintura dupla
Popularizada na época das Kombis, quando a Volkswagen lançou esses veículos com duas pinturas na década de 50 e 60, as chamadas “pinturas bitom” voltaram com tudo no Brasil em 2016.
Agora é muito mais fácil ver carrocerias pintadas com duas cores diferentes — geralmente teto e laterais distinguindo-se — em veículos rodando por aí.
Picapes e suas inovações
Uma das primeiras mudanças foi o degrau próximo a roda traseira, que serve para facilitar o acesso à caçamba da picape. Essa ideia já era comum lá pelos Estados Unidos, mas aqui no Brasil só começou por volta da década de 90.
E quando ela surgiu, todas as montadoras começaram a aderir à ideia e incorporá-la em suas picapes.
Outra situação são as portas duplas. Era impensável que uma picape, um veículo de porte e aparência pesada, ficasse “leve” com duas portas, uma vez que ela é conhecida por uma enorme caçamba.
Contudo, foi exatamente isso que aconteceu por aqui em 2013. A cabine dupla começou com apenas uma terceira porta no lado direito da picape, o do passageiro. Somente em 2020 é que a primeira picape surgiu com quatro portas, aumentando o espaço interno.
Outras tendências brasileiras
Além das transformações listadas acima, trouxemos mais duas que ocorreram conforme necessidade do mercado automotivo brasileiro. Confira abaixo quais são elas.
20 anos de carros flex
Parece que foi ontem, mas os carros flex existem há uns 20 anos por aqui. O Proálcool, em 1979, teve o objetivo de inserir o etanol gradualmente no processo de substituição da gasolina com a ideia de emitir menos gases poluentes.
Essa resolução propiciou mudanças nos automóveis para motores que conseguissem processar dois tipos de combustão. Isso virou tendência e hoje é muito comum ver carros no Brasil que possuem motores flex.
Suspensão mais ‘robusta’?
Sim! Os carros no Brasil precisam de uma suspensão mais forte porque as nossas estradas são mais irregulares, com desníveis, tornando a direção mais desconfortável, com trepidações.
Essa mudança começou lá em 1986, quando foi observado que as suspensões tradicionais que vinham de outros países não serviam para cá.
Então os órgãos regulamentadores começaram a exigir adaptações para as estradas brasileiras e, assim, a tendência ficou. Interessante, não é?
História dos carros no Brasil
Pensar nessas mudanças recentes, que parecem que sempre existiram, traz uma reflexão sobre a história dos carros no Brasil. Eles começaram a circular por aqui apenas em 1891, sendo usados por ninguém menos que Santos Dumont.
Sim, o pai da aviação trouxe o primeiro carro para o nosso país, que desembarcou em São Paulo. A partir de então a história dos automóveis começou oficialmente no Brasil.
É interessante pensar que há pouco mais de 1 século não havia nenhum carro por aqui. Mas a história do carro no mundo também é curta, se pararmos para lembrar que o primeiro automóvel só surgiu em 1870, pouquíssimo tempo antes dos carros no Brasil.
E olha como esses veículos mudaram tanto em pouco mais de 150 anos!
Mudanças nos carros ao longo dos anos
A tecnologia e a inovação são as grandes forças motrizes que permitiram o avanço acelerado no universo automotivo, transformando os primeiros carros — que mais pareciam uma carroça — aos veículos modernos que vemos nas pistas hoje em dia.
As mudanças nesses 154 anos de história permitiram que vários modelos surgissem e, assim, muitos dos seus acessórios também evoluíssem.
Para entender melhor essas transformações automotivas, a Metagal produziu dois materiais que evocam outras épocas e nos ambientalizam nessa curta história dos carros no Brasil e no mundo. São elas:
- Carros clássicos que marcaram época no Brasil e na Metagal
- Conheça a evolução dos retrovisores para carros
E para se inteirar ainda mais sobre o assunto, não deixe de ler nosso artigo sobre a história do retrovisor até os dias atuais.