Confira 5 fatos que alavancaram o setor automotivo em 2023

O ano passado revelou alguns acontecimentos-chave que aqueceram o setor automotivo e determinaram o tom da evolução para 2024 e os anos posteriores.

Dentre esses fatores, destacam-se a eletrificação, os avanços na automação, a nova fase do Rota 2030, entre outros.

Neste artigo, você vai conferir mais detalhes sobre os fatos que estão impulsionando o setor. 

Eletrificação no setor automotivo

Apesar do retorno do imposto de importação sobre veículos elétricos e híbridos, a tendência é que o consumo desses automóveis aumente, considerando o ano de 2023, quando foram emplacados 91% a mais que 2022, o que resultou no montante de 93.927 unidades.

O aumento da taxa, porém, vai acontecer de forma gradativa, começando por 10% neste ano e chegando aos 35% previstos apenas em 2026.

Automação e conectividade

O setor automotivo tem recebido estímulos tecnológicos como a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e automação, que contribuíram para a evolução na direção como um todo.

Com esses avanços, os veículos receberam mais recursos conectados à internet que permitiram subir mais um degrau na sua automação. Por enquanto, eles ainda assessoram os condutores, mas mesmo assim já se observa o potencial dessas tecnologias.

Além dos comandos automáticos de frear, estacionar e desviar, a automação permite, por exemplo, que o próprio automóvel ajuste preferências de climatização de um ar-condicionado inteligente

Investimentos no setor automotivo

Mesmo com as incertezas, o cenário brasileiro automobilístico vem avançando com estímulos financeiros e a chegada de novas marcas.

Foram anunciados mais de R$ 60 bilhões em investimentos por marcas como Renault, Nissam e Caoa para engrossar a produção de veículos.

Já a BYD e GWM começaram suas operações no Brasil em 2023, contribuindo para a economia do setor.

Personalização

Outro fator que contribuiu para a economia do setor automotivo foi a crescente demanda por experiências personalizadas, pois as empresas perceberam que os consumidores solicitavam recursos mais individualizados, que iam desde entretenimento até características de segurança. 

Dessa forma, a personalização se tornou uma estratégia do setor automotivo para cativar os consumidores e diferenciar as marcas em um mercado altamente competitivo.

A tendência é que essa conduta seja ainda mais explorada em 2024.

Rota 2030 chega em nova fase – Mover

O novo ciclo da Rota 2030, chamado de Mover, começou bem no final de 2023. Agora, a proposta de uma “mobilidade verde” aliada às inovações intensifica ainda mais a contribuição do setor automotivo para a sustentabilidade.

E as estratégias contam com apostas na hibridização, explorando a combinação do uso do etanol com eletricidade.

A ideia é favorecer a descarbonização, como está em pauta dentro do programa, que ainda considera incentivos na eletrificação e na inteligência artificial como aliadas para minimizar recursos naturais.

Para saber mais sobre as diretrizes do Rota 2030, você pode acessar o material gratuito que preparamos sobre o assunto. Basta baixá-lo no banner abaixo:

CTA para blogpost sobre fatos do setor automotivo

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *