Dicas de conservação de automóveis: tudo que você precisa para cuidar do seu!
Trocar de carro nem sempre é uma alternativa, por isso a conservação do automóvel é fundamental para garantir que ele mantenha um bom desempenho por mais tempo.
Os desgastes acontecem naturalmente, entretanto, é possível minimizar os problemas com alguns cuidados básicos e aumentar a vida útil do seu veículo.
Isso inclui desde ações preventivas, até algumas mudanças de hábito no cotidiano. Continue a leitura e fique por dentro desse assunto!
7 dicas de conservação de automóveis
Se comprar um carro não está entre seus planos, esse conteúdo é para você! Separamos algumas dicas que vão colaborar para manter seu carro conservado.
- Não deixe o carro parado por muito tempo
A primeira dica de conservação é não deixá-lo parado por muitos dias, pois isso pode gerar danos. Sendo assim, se você não costuma usá-lo diariamente, é importante, pelo menos, ligá-lo por um minuto a cada dois dias. Mas se não for possível, uma recomendação alternativa é desligar os cabos de bateria para preservar a integridade do sistema elétrico.
- Troque os fluidos e filtros regularmente
A troca regular dos fluidos e filtros não só colabora com a conservação do veículo, como melhora seu desempenho. Ao deixar esses cuidados de lado, o proprietário coloca seu carro em risco, que pode até mesmo ter o motor fundido. Portanto, fique atento para fazer a troca no prazo. Nesse caso, as revisões também são importantes para verificar a necessidade da substituição desses componentes.
- Atente-se a vida útil do óleo
O óleo é um dos componentes mais importantes para o bom funcionamento do automóvel, pois lubrifica as peças para que elas trabalhem sem se desgastar. Por esse motivo, a troca deve ser realizada no prazo correto. Além disso, é importante seguir as recomendações do fabricante e utilizar um produto de qualidade, caso contrário, os prejuízos podem ser grandes.
- Cuide dos pneus
Primeiramente, é preciso lembrar que os pneus devem estar sempre calibrados. Algumas outras dicas de conservação neste aspecto são: manter o alinhamento e balanceamento em dia e estar sempre atento se há vibrações no volante ou se o carro está puxando para um dos lados. Outro ponto importante é a verificação diária dos pneus, para constatar se há irregularidades, como bolhas ou desgastes.
- Observe se há ruídos
Além de incomodar quem está no interior do veículo, os ruídos podem ser um sinal de alerta, indicando a presença de problemas. Sendo assim, sempre que perceber algum barulho diferente, busque identificar sua origem. Caso não consiga compreender de onde ele vem ou seu significado, procure um mecânico de sua confiança para identificar o problema.
- Evite hábitos que prejudicam o seu veículo
Algumas ações, que a princípio parecem bobas, podem comprometer o veículo e prejudicar sua conservação. Podemos citar: ficar com o pé na embreagem, deixar o combustível na reserva, mexer no volante com o veículo parado, apoiar a mão no câmbio, sair com o motor frio, frear exageradamente em descidas, mudar para uma marcha menor em alta velocidade, etc. Evite todas elas.
- Faça manutenções preventivas
Optar pela manutenção corretiva — aquela realizada apenas depois que o problema já afetou carro — pode custar mais e gerar outros prejuízos. Portanto, não deixe de realizar manutenções preventivas — aquelas que ocorrem mesmo quando tudo parece ir bem com o veículo. Afinal, elas são essenciais para manter a conservação do automóvel e evitar que o veículo sofra com danos maiores.
Para não esquecer nenhuma das informações acima, salve essa lista:
Comprar um novo carro vale a pena?
Os valores dos automóveis no atual mercado é um dos fatores que está prejudicando as compras para grande parte dos brasileiros.
A Metagal desenvolveu um conteúdo sobre o fim da era dos carros populares, também reuniu as medidas do governo para baratear carros populares.
Para conferir esses e outros materiais, acesse o blog da Metagal e fique por dentro de temas relevantes para o mercado automotivo: