Motor elétrico para carros: veja as diferenças no campo magnético

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Os motores à combustão possuem diferentes tipos e potências. Essas diferenças também existem no motor elétrico para carros, mas eles apresentam composições bem distintas na rotação.

Por princípio, todos eles se baseiam no eletromagnetismo para rotacionar a roda do automóvel, mas a forma como essa força magnética é gerada vai depender da tecnologia empregada na construção do motor.

Vamos destacar neste artigo os quatro motores elétricos principais: corrente contínua, de indução (assíncrono), síncrono e de relutância. Continue lendo para entender mais sobre eles.

Tipos de motor elétrico para carros

Diferente de um veículo à combustão, os elétricos dispensam vários equipamentos como tanque de combustível, escapamento, radiador e outras peças de arrefecimento líquido.

Por esse motivo, ao se levantar o capô de um carro elétrico, vê-se um motor menos complexo. Afinal, eles são compostos basicamente por dois sistemas, o rotor e estator.

A interação entre eles forma um campo magnético, que é importante para fazer a roda girar. Contudo, as tecnologias utilizadas para criar este campo são diferentes, e é por isso que existem distintos tipos de motor.

Motor com corrente contínua (CC)

Este motor elétrico para carro é o mais simples dentre os quatro motores principais que existem. Ele geralmente é combinado com outros tipos, pois os carros elétricos podem sair de fábrica com dois motores.

Como o nome sugere, ele possui o estator — parte fixa — com dois polos,  gerando carga magnética quando alimentados por uma corrente elétrica (daí vem o nome desse modelo).

Quando essa energia passa para o rotor — parte giratória — ele começa a girar porque está com os polos invertidos aos do campo magnético no estator. E é dessa forma que a roda do veículo elétrico gira.

Apesar de sua simplicidade na instalação e controle de velocidade, suas principais desvantagens são a dissipação de calor e o barulho.

Motor de indução (assíncrono)

Também chamado de motor com corrente alternada, este tipo de motor elétrico não possui ímãs fixos.

motor elétrico para carros: motor de indução

A carga elétrica — originada pelas baterias — gera magnetismo neste motor ao chegar às bobinas fixadas no estator. 

Esse campo magnético fica pressionando o enrolamento do rotor, induzindo-o a criar o próprio campo magnético, que em resposta ao do estator, acaba girando para alinhar os polos.

Como o magnetismo é gerado alternadamente — no rotor e no estator — isso faz com que eles fiquem tentando se alinhar, porém, em  velocidades diferentes.

Apesar da sua força de arranque ser fraca, o motor de indução dispensa mecanismos para dar partida, assim como também não precisa de escovas fixas nem ímãs.

Motor síncrono de ímã permanente (PMSM)

motor elétrico para carros: motor síncrono

Já o motor síncrono recebe este nome porque seu rotor e o campo magnético rotativos possuem a mesma velocidade. Elas são sincronizadas, o que contribui com o aumento do torque em velocidades baixas, pois diferente do assíncrono, ele não vai precisar induzir o rotor. 

E isso acontece porque dentro do rotor deste modelo há ímãs permanentes. Isso evita perdas e aquecimento. Outra vantagem é que ele é mais leve e silencioso, porém seu custo é mais elevado. 

Motor de relutância (SRM)

Assim como o síncrono, o motor de relutância também tem o rotor girando na mesma velocidade que o campo magnético, a diferença está na troca dos ímãs permanentes por lâminas ferromagnéticas, que reagem às bobinas e enrolamentos trifásicos.

Sua fabricação gera alta potência com um custo baixo, mas também é barulhento como um motor CC e ainda apresenta dificuldades para ser controlado. É excelente para altas velocidades, mas não é tão eficiente para as baixas.

Para além dos motores

Não é só de motor que um carro vive. Existem outros componentes que o fazem se mover e acionar outros comandos, como o ar-condicionado, por exemplo, que tem ficado bem mais inteligente.

As diferenças entre os automóveis elétricos e os à combustão vão além do motor. E, pensando nisso, a Metagal produziu um e-book com tudo o que você precisa saber sobre estes veículos.

Aqui neste artigo, você aprendeu sobre os tipos de motor elétrico para carros, mas no e-book — que é gratuito — há muito mais informações sobre este novo tipo de automóvel.

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