Saiba o que pode estar causando ruídos no volante do seu automóvel

Saiba o que pode estar causando ruídos no volante do seu automóvel

É fato que, ao dirigir, é preciso estar atento ao trânsito e aos pedestres que se encontram ao redor. Mas existe um fator, que nem todas as pessoas dão a devida atenção, mas que precisa estar no radar do motorista: os famosos ruídos do carro

Por exemplo, você já percebeu algum ruído no volante do seu veículo?

Independentemente se a sua resposta for sim ou não, é sempre muito importante estar atento a esses sinais que o carro dá, assim como ter um bom plano de manutenção preventiva

Quer saber mais o que pode significar esse tipo de ruído e descobrir por que manter uma manutenção periódica é a melhor aliada do seu tempo e dinheiro? Então continue lendo aqui! 

A importância de perceber os ruídos dos automóveis

Um carro produz diferentes tipos de barulhos e, muitos deles, você provavelmente já está acostumado a ouvir, como o efeito sonoro que o veículo produz ao ligar ou ao acelerar, ou seja, o famoso “ronco do motor” 

Qualquer ruído que seja novo ou diferente dos rotineiros, já é um sinal de alerta para o motorista, justamente porque pode significar alguma falha ou erro no carro. 

Barulho ao frear o automóvel ou ao virar o volante, são ruídos que não podem acontecer e indicam problemas nas pastilhas de freio ou um defeito no rolamento do coxim do amortecedor.

E não se engane: não é só porque você começou a ouvir o ruído hoje que o problema ainda está em estágio inicial, o som fora do comum também pode ser causado por um problema que já está muito avançado.

Manter os ouvidos muito atentos a esses sinais evita que acidentes, dos mais leves aos mais graves, aconteçam, protegendo a sua vida, assim como, a dos seus passageiros e a de todos que passam ao seu redor. Por isso, não hesite em levar o seu carro a um mecânico assim que perceber qualquer sinal estranho.

Mas e os ruídos nos volantes?

Agora que você já entendeu a importância de perceber os ruídos estranhos do seu veículo, vamos entender um pouco mais o que pode significar o ruído específico no volante.

Você já ouviu um som emitido da parte frontal do seu carro que acontece sempre que você gira a direção? Então saiba que o problema pode não ser apenas na direção do automóvel, mas também no sistema de suspensão, freios ou tração.

Esse problema é um pouco mais complexo porque o sistema de direção trabalha em conjunto com essas outras estruturas do carro. Vamos conhecer hoje as 3 possíveis causas de ruídos no volante que você precisa ficar de olho!

1. Defeito no rolamento do coxim do amortecedor

rolamentos e coxins

Apareceu um rangido ou estalo ao esterçar a direção com o carro parado? Então o problema pode estar no rolamento do coxim do amortecedor.

Essa peça está localizada nas torres dos batentes hidráulicos, que se encontram entre a parte interna e externa da caixa de roda. Quando se produz um ruído estranho advindo da frente do carro significa que o rolamento travou, forçando a mola existente correr fora de sua posição ideal.

2. Junta homocinética

Junta homocinética

Se o ruído que você percebeu em seu carro é algo parecido como um estalo metálico, então talvez o problema esteja na junta homocinética.

Esse item permite que o semieixo e a roda possam se movimentar em ângulos diferentes (para os lados e de cima para baixo ou vice-versa). É comum que esse componente dê problemas quando entra em contato com água, lama ou poeira, por isso, sempre vem acompanhado de um guarda-pó ou coifa.

3. Baixo nível do fluído da direção hidráulica

Baixo nível do fluído da direção hidráulica pode causa ruídos

Os veículos com direção hidráulica precisam de um fluído para lubrificação e funcionamento do sistema de direção. Caso esse líquido esteja em um nível abaixo do recomendado será comum que surja um som agudo e contínuo que pode vir acompanhado de uma vibração no volante, sempre que o motorista precise esterçar o volante. 

Para todos os casos citados acima, é recomendado levar a um mecânico ou centro especializado para ajustar a falha e mitigar os ruídos. E, para que esses e outros problemas sejam evitados, você pode apostar na manutenção preventiva para evitar novas “surpresas” em seu automóvel.

Como a manutenção preventiva é essencial para evitar acidentes e gastos?

Você sabe o que é manutenção preventiva? De forma simples, essa é uma ação planejada de manutenções e revisões periódicas em máquinas, ferramentas, equipamentos e veículos. O seu maior objetivo é reduzir falhas inesperadas, porém muitas outras vantagens acompanham esse tipo de plano, veja:

  • Aumento da vida útil da máquina
  • Resolução de problemas em estágio inicial
  • Menores gastos com problemas avançados e custosos
  • Antecedência para um bom planejamento financeiro para trocas de peças ou outros problemas

A manutenção periódica para carros é essencial e muito simples de se planejar! É possível programar revisões baseadas no tempo ou no uso, por exemplo:

  1. A troca de óleo deve ocorrer a cada seis meses – nesse caso, a cada semestre você já deixa anotado para levar o seu carro e realizar a troca. 
  2. A troca de óleo deve ocorrer a cada 10.000 KM percorridos – já aqui, você deve ficar atento aos KM percorridos para levar o seu carro para manutenção.

Se você optar pela primeira opção, por exemplo, você pode aliar a troca de óleo a uma revisão geral. Converse com um mecânico e profissionais automotivos de confiança para entender o melhor plano de manutenção preventiva para o seu carro.

Precisa realizar outros reparos? Aprenda mais sobre manutenção automotiva sustentável

Você já ouviu falar em manutenção automotiva sustentável? Essa é uma prática que, quando feita da maneira correta, pode diminuir as emissões de gases poluentes e ainda reduzir o consumo de combustíveis. Ou seja, tanto você quanto o planeta saem ganhando!

Atualmente, cada vez mais empresas concessionárias e montadoras buscam otimizar suas ações para que fiquem alinhadas ao conceito de ESG (Environmental, Social e Governance – em português, Meio ambiente, Social e Governança.) e, pensando justamente nisso, a Metagal preparou um conteúdo completo sobre o assunto!

Leia o texto na íntegra em nosso blog e saiba mais:

Manutenção automotiva sustentável: 6 dicas sobre como fazê-la!. Botão saber mais.

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *