Sustentabilidade automotiva: tema ganha maior relevância no mês do Meio Ambiente
No dia 5 deste mês foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, em comemoração à data, muitas das iniciativas de preservação da natureza foram levantadas e relembradas. Um exemplo disso foi a sustentabilidade automotiva.
E como já abordamos anteriormente, o Brasil está liderando a descarbonização há uns 20 anos, principalmente na adoção da frota elétrica.
Essa prática influencia positivamente na sustentabilidade automotiva. Mas afinal, o que é isso? Neste artigo, você vai conferir a resposta. Continue lendo.
O que é sustentabilidade automotiva
Sustentabilidade automotiva é uma expressão que engloba todas as práticas da indústria automobilística que utilizem recursos renováveis, resultando assim em consequências positivas para a preservação do meio ambiente.
Sendo assim, a descarbonização é uma das vertentes mais exploradas nos últimos anos, pois os automóveis são os principais emissores de gases poluentes.
Portanto todo o esforço deve ser concentrado em minimizar os impactos negativos provocados por essa indústria.
Mas existem outros estímulos que também contribuem para a preservação da natureza. Confira a seguir.
Estímulos no setor
Uma das medidas que vem influenciando positivamente na sustentabilidade automotiva é a disseminação dos veículos elétricos.
Segundo a pesquisa Ipsos Drivers 2022, os brasileiros já têm o interesse em adquirir carros elétricos e 62% dessa motivação diz respeito à redução dos impactos ambientais.
Porém existem alguns motivos que provocam resistência. Para 49% dos entrevistados, o preço ainda é um fator que os fazem desistir da compra. E 38% deles se preocupam com a limitação dos pontos de recarga.
Há também outras situações envolvendo as baterias, como sua duração e o descarte, o que, se feito de maneira incorreta, pode afetar o meio ambiente negativamente.
Por esse motivo, as iniciativas na adoção de energia de fonte eólica e solar avançam, contribuindo ainda mais com os esforços da sustentabilidade automotiva.
Lubrificantes na sustentabilidade
À primeira vista é estranho pensar na contribuição dos lubrificantes na sustentabilidade automotiva, mas vamos explicar como isso é possível.
Como apresentamos aqui no artigo, fica óbvio os impactos negativos das emissões massivas de gases poluentes provocadas pelos automóveis.
Para se ter uma ideia, veja abaixo a lista de substâncias tóxicas encontradas no ar:
Portanto a preocupação é minimizar a emissão desses gases o máximo possível — os carros elétricos representam uma boa vantagem nesse quesito — e os lubrificantes podem contribuir para que o motor consuma os combustíveis de forma mais correta, sem exageros, coibindo assim a emissão desenfreada.
É claro que há também a questão do armazenamento, transporte e coleta desses lubrificantes, que devem ser realizados de forma a contribuir com as práticas sustentáveis.
Principais tendências automotivas que são amigas da natureza
Dentre as investidas tecnológicas em andamento — como os carros elétricos, autônomos e conectados — se destacam os avanços na utilização de biocombustíveis, o que levanta a necessidade dos combustíveis alternativos.
Dentre eles estão a eletricidade, as biomassas, o etanol, o hidrogênio verde e muitos outros.
Você pode conferir todos eles e obter mais informações sobre os combustíveis alternativos no material gratuito que disponibilizamos abaixo: