Brasil tem sua liderança marcada no setor de carros elétricos

Imagem de um um veículo sendo abastecido, representando o Brasil na liderança no mercado dos carros elétricos

Com o mundo se tornando cada vez mais tecnológico, a indústria automobilística também precisa se modernizar, caminhando como igual para que as tecnologias estejam presentes no futuro dos motoristas. Um exemplo disso são os carros elétricos

Muitas concessionárias recentemente relataram que o futuro de seus carros se baseia na eletrificação. Um exemplo disso é a declaração feita pela Renault, referente ao assunto.

O CEO da Renault afirma que a empresa deseja que 90% dos seus modelos sejam de carros elétricos até 2030.

Além disso, muitas das potências mundiais têm como compromisso assumido nos próximos anos a descarbonização de suas economias, o que afeta diretamente a indústria de veículos. 

Mas como isso afeta o Brasil e qual a relação dos carros elétricos com esse assunto? Vamos te explicar.

O Brasil como potência verde

O que mais vemos no Brasil, quando o assunto são os automóveis, é a paixão que os motoristas têm por carros, sejam eles novos ou modelos antigos que trazem o sentimento de nostalgia.

Além disso, os brasileiros também podem ser chamados de early adopters – ou seja, pessoas que adotam inovações mais rápido que o resto do mundo –, e esse é um dos fatores que levam os carros elétricos a serem tão bem aceitos no país.

Outro fator que pode – e deve – ser apontado, é que o Brasil é uma referência na geração de energia limpa e renovável devido às matrizes hidrelétricas, solares e eólicas, o que gera maior facilidade de implementação dos carros elétricos.

Ponto chave para a disparada dos carros elétricos no país

Para que a eletrificação dos carros seja feita de forma que todos possam tirar proveito do automóvel, existe um ponto estrutural fundamental: o abastecimento.

Isso significa que, para que a viabilização desses veículos possa ser feita, é preciso entender que uma rede de abastecimento com cobertura nacional não pode ser dispensada.

Sabe por quê? Para o consumidor pensar em ter um carro elétrico, ele vai precisar estar seguro que poderá rodar vários quilômetros sem ter que parar o veículo por horas – em casa ou viajando.

O Brasil precisa correr para alcançar esse patamar verde

Não há dúvidas que o Brasil está atrasado no quesito de estruturação, englobando montadoras, concessionárias, startups, varejistas e marcas.

Uma solução de curto ou médio prazo que pode alavancar essa posição do Brasil é pensar no que a empresa taiwanesa, Gogoro, fez para implementação de motocicletas elétricas.

A empresa pensou no abastecimento as a service: não é preciso pagar para abastecer, basta assinar um plano mensal, e o motorista não depende de um posto de gasolina, mas sim de pontos de troca. 

Nesses pontos os motociclistas podem, simplesmente, consultar no celular onde está a estrutura de abastecimento mais próxima de sua localização e recarregar a bateria de sua motocicleta.

Carros elétricos estão caros? Existe solução, sim

Por ser uma novidade que está crescendo no mercado automotivo, muitos motoristas têm curiosidades sobre como seria estar dirigindo os carros elétricos. 

E para que mais motoristas tenham facilidade na decisão se eles irão ou não se acostumar com um veículo elétrico, a Movida, desde 2020, aposta na locação de curto prazo do modelo Nissan Leaf.

O grande objetivo desta iniciativa é a democratização do uso dos carros elétricos no dia a dia, levando tecnologia de ponta e uma experiência completa, por um preço mais acessível.

A Movida aumentou sua frota de carros elétricos disponíveis para locação temporária ou de longo prazo. Isso inclui o Nissan Leaf

Se o que você procura é vivenciar a mobilidade do futuro, então o aluguel desse modelo por um final de semana é uma opção acessível e que pode fazer com que a obtenção de um carro elétrico seja repensada. 

Cresce as redes próprias de recarga nas montadoras

Entre os carros elétricos de maior sucesso no mundo está a Tesla, que foi a primeira marca a criar seus próprios centros de recarga para seus veículos. Atualmente, conta com 1.100 postos, com até 10 pontos de recarga em cada um. 

Porém, muitas reclamações começaram a ser levantadas devido ao sistema fechado destes postos a veículos de outras marcas. Ou seja, eles eram exclusivos apenas para veículos Tesla.

Isso fez com que os Estados Unidos decretassem que os postos de recarga deveriam ser públicos, além de não depender apenas de recargas domésticas ou em pontos de grande circulação urbana, mas também em construções antigas e nas estradas.

Pensando nisso, muitas das montadoras que tem em seu portfólio os carros elétricos apostam em criar suas próprias redes de recarga

Segundo reportagem da Automotive Business, a rede Ionity da BMW, Ford, Hyundai, Mercedes-Benz, e VW já possuem 400 postos e 1.500 carregadores de alta potência; a Stellantis e outros fabricantes também decidiram construir redes próprias. 

Além disso, a Audi está com um projeto-piloto para a construção de centros com seis carregadores próprios, com agendamento para uso por meia hora.

No Brasil, a Volvo anunciou que terá um investimento de R$ 10 milhões iniciais em uma rede pública de abastecimento, sem cobranças e com 13 postos de recarga. 

Os carros elétricos estão ganhando mais visibilidade

Para desmistificar de vez todos os segredos sobre os carros elétricos, além das suas funcionalidades e tecnologias integradas, o Mobilidade Estadão criou uma plataforma de conteúdo para tratar do assunto: o Planeta Elétrico.

O canal tem como principal objetivo abordar os principais assuntos da eletromobilidade, com ajuda de especialistas que irão falar dos principais temas que entrarão em pauta nos próximos meses.

A ideia também é trazer mais segurança aos interessados nos carros elétricos, contando seus segredos e mostrando que o futuro pode ser sim descomplicado.

Conhecer melhor os carros elétricos nunca é demais

Mesmo que o assunto do momento sejam os carros elétricos e como sua popularidade está em alta no mercado de automóveis, sempre existem aquelas dúvidas pontuais sobre esses veículos. 

Entender a função essencial que esses carros trazem para que o mundo se torne mais sustentável nas próximas décadas é de extrema importância para começar a abandonar a gasolina e as formas de combustíveis que irão se esgotar.

E para tirar todas essas dúvidas e ainda conseguir conhecer mais sobre os carros elétricos, separamos um e-book gratuito e exclusivo para você.

Quer saber mais sobre os carros elétricos? Não deixe de baixar o e-book gratuito sobre o assunto!

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *