Conheça a história do retrovisor de carro e sua evolução até os dias atuais

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Dá pra imaginar um veículo sem retrovisão? Com certeza seria, no mínimo, estranho trafegar pela cidade sem um retrovisor de carro devido à sua importância para a segurança no trânsito. Mas você sabia que esta inovação — vista hoje como indispensável — é uma tecnologia relativamente recente?

Os retrovisores não são meros espelhos, e sim uma superfície convexa que aumenta a angulação da incidência da luz, refletindo-a de modo que o motorista tenha uma ampla visão traseira. Esta tática lhe dá o conhecimento do que está acontecendo atrás do veículo, possibilitando ações defensivas quanto a um acidente, por exemplo.

Atualmente, o retrovisor de carro está situado no interior do automóvel e nas extremidades direita e esquerda próximo ao para-brisa. Mas nem sempre foi assim.

Confira nas linhas abaixo como tudo começou.

Como surgiu o retrovisor de carro

Há quem diga que tudo começou com Ray Horroun em 1911, na primeira edição das 500 milhas de Indianápolis, quando ele pilotou um carro com um espelho acoplado ao painel. Já na época, Ray revelou que ele havia tentado realizar o feito ao menos uma vez antes, em 1904, mas que, neste caso, acoplara o espelho a uma carroça puxada por cavalos.

Entretanto, o retrovisor de carro foi patenteado por Elmer Berger em 1921, quando ele inseriu o acessório à lataria do automóvel. 

Ainda assim, o retrovisor já havia sido mencionado em 1909 no livro “A Mulher e o Carro”, no qual a autora aconselhava as mulheres a levar espelhos de mão para conseguir enxergar os veículos que vinham atrás.

Mas o acessório só se tornou obrigatório no Brasil a partir de 1969, para o lado do motorista, e em 1984, para o lado do passageiro, segundo a Contran.

O CTB, porém, só o legitimou em 1997.

Um opcional de luxo?

Antes de serem adotados obrigatoriamente em todos os veículos brasileiros, o retrovisor de carro já era uma realidade, tanto dentro como fora do Brasil. No exterior, já havia países que exigiam legalmente o uso de retrovisores nos automóveis.

No Brasil, porém, até a década de 90, o acessório era considerado um artigo de luxo que conferia certa “beleza e sofisticação” ao veículo quando incorporados externamente. Isso porque antes os espelhos eram dispostos de forma diferente.

Evolução do retrovisor de carro

Essa mudança aconteceu em decorrência da legislação japonesa ao exigir que os carros tivessem os espelhos afixados próximo ao para-lamas. Ao olhar ocidental, era um tanto estranho vê-los ali, porém sua posição dava ao motorista uma visão muito mais ampla que os tradicionais.

Mesmo assim, essa ideia foi abolida em 1983, garantindo a padronização para o retrovisor de carro central e lateral. 

Primeiras tecnologias

Pode-se dizer que a primeira tecnologia do retrovisor de carro é ele próprio, afinal a ideia surgiu apenas no século XX, o que é um tanto recente — apesar do automóvel não ter sido criado com tanto tempo de diferença (1885).

Ainda assim, com o passar dos anos desde sua obrigatoriedade, o retrovisor começou a receber inovações modernas para garantir maior conforto e segurança ao ato de dirigir, uma vez que os acidentes de trânsito vinham aumentando gradativamente.

Uma dessas primeiras inovações veio junto da eletricidade: o ajuste elétrico. Esta tecnologia foi um divisor de águas na forma de se relacionar com os retrovisores atualmente, pois permitiu a regulagem automática dos espelhos, excluindo a necessidade da locomoção do motorista para fora do seu assento.

Além disso, graças ao ajuste elétrico, foi possível uma série de inovações que aprimoraram o retrovisor de carro. Confira no tópico a seguir.

Retrovisor de carro: demais tecnologias

Após a criação do ajuste elétrico nos retrovisores dos carros, estes acessórios receberam atualizações que trouxeram mais comodidade e segurança para o ato de dirigir.

Veja as tecnologias:

Rebatimento automático → Recolhimento automático dos retrovisores quando o veículo é desligado.

Tilt down → Sistema inteligente que identifica quando o motorista engata a marcha ré, recolhendo apenas o retrovisor direito.

Memorizador → Consiste em um sistema inteligente que reposiciona os espelhos conforme à regulagem do banco do motorista, adequando-os à visão mais cômoda de cada condutor.

Repetidor de seta → Consiste na incorporação de uma lâmpada LED no retrovisor que se acende quando o motorista liga a seta. Acaba funcionando como um alerta adicional aos demais condutores.

Luz de conforto → Entende-se por uma luz fornecida pela lâmpada LED acoplada no retrovisor que visa iluminar o solo, indicando ao motorista se ele pode saltar ali. É muito útil para dias chuvosos à noite, quando há poças d’água nas estradas.

Fotocrômico → Tecnologia que reduz consideravelmente o reflexo da luz dos faróis dos veículos que vêm atrás, permitindo que o condutor do automóvel em questão não tenha a direção comprometida.

Antiembaçante → A tecnologia impede o acúmulo de resíduos na superfície do retrovisor. É muito útil em dias chuvosos.

Além dessas tecnologias, há outra que vem se popularizando atualmente: os retrovisores digitais.

Retrovisores digitais

A tecnologia consiste basicamente na substituição dos espelhos presentes no retrovisor de carro por um conjunto de câmeras digitais. A ideia é que elas sejam posicionadas em distintos pontos do automóvel para fornecer uma visão muito mais precisa dos seus arredores.

Por conseguir criar essa visão completa do perímetro, fica muito mais fácil estacionar o veículo e realizar manobras de mudança de faixa, por exemplo, minimizando assim o risco de colisão.

Retrovisor de carro: a história completa

Neste artigo, pincelamos sobre a evolução do retrovisor de carro, desde o seu nascimento até a transformação em câmeras digitais. A Metagal esteve e ainda está presente nesta história há mais de 50 anos.

Como o nosso foco é no segmento de retrovisão, acompanhamos a evolução desta tecnologia ao longo dos anos, considerando sempre a qualidade e a segurança que os nossos produtos e serviços propiciam aos condutores.

Hoje, a Metagal também está presente nas inovações da retrovisão, contando com sistema híbrido de espelhos com tela LCD e com sistema 100% digital. É o caso do LCD Full Mirror e do 360º Vision, por exemplo.

Você pode conferir a história completa da evolução do retrovisor no infográfico que preparamos.

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