Conheça o que as luzes do painel do seu carro querem dizer

Conheça o que as luzes do painel do seu carro querem dizer

As luzes do painel do carro acenderam. E agora? Calma, não precisa se desesperar!

Essa sinalização é para que você se atente a um determinado componente do carro (na parte mecânica ou elétrica) que pode afetar a segurança e a estabilidade do veículo. 

A questão é que nem sempre estamos familiarizados com os símbolos que começam a piscar no painel. 

O ideal é consultar o manual do carro para identificar o que a luz do painel significa e solucionar o problema.

Porém, é importante ter uma noção básica sobre o significado e cores desses símbolos, pois alguns indicam problemas graves que devem ser resolvidos rapidamente. 

Pensando nisso, criamos uma lista para você ter em mente o que cada item significa.

Sistema de checagem das luzes do painel

Antes de entrarmos no assunto, precisamos chamar atenção para um sistema que já existe no carro, mas que muitas vezes os condutores não sabem ou não se atentam a ele: o sistema de checagem das luzes do painel.

Ao virar a chave — antes de dar partida no motor — já reparou que todas as luzes do painel se acendem e quando de fato o carro liga elas se apagam?

Nesse momento, o motorista deve conferir se todos os símbolos correspondentes a um sistema ou componente – que podem ser um desenho ou palavra — foram iluminados. 

Em caso positivo, tudo certo. Em caso negativo, é necessário verificar com um mecânico ou eletricista, já que quando houver um problema com esse componente você não será sinalizado.

O significado das cores

Para entender o que seu carro está tentando comunicar a você, você também precisa entender o que as cores das luzes de advertência significam.

Amarela: indica um defeito que não é tão grave e que ainda dá para rodar alguns quilômetros, mas o carro precisa ser levado à oficina.

Vermelha: neste caso, deve-se parar o veículo imediatamente para evitar danos ao motor e, em seguida, ser levado para a oficina em um guincho.

Verdes ou azuis: pode ficar tranquilo! Essas cores apenas indicam que algum equipamento do carro está ligado, como lanternas ou faróis altos. 

É importante ressaltar que as luzes do painel do carro, independente de suas cores, também podem se acender devido ao mau funcionamento elétrico, dando um alerta falso. Para tirar a dúvida, verifique a bateria.

Luzes do painel: conheça o que as do seu carro querem dizer

Algumas luzes no painel podem ser de fácil identificação, como as de combustível, freio, bateria, óleo, entre outras.

Aqui, separamos algumas que a identificação pode ser um pouco mais difícil e que você precisa saber. 

Alta temperatura

A temperatura do líquido de arrefecimento indica se o motor do carro está superaquecendo. Se a luz acender pode ser sinal de falta de água e falha nos sistemas de ventilação.

Injeção eletrônica

Se a luz desse ícone se destacar, pode ser sinal de problemas na injeção eletrônica ou no controle de estabilidade do seu carro e ainda aumentar o consumo de combustível.

As luzes do painel podem indicar pré-aquecimento das velas

Sinal de que as velas de aquecimento precisam ser trocadas, seja por desgaste, corrosão dos eletrodos ou mesmo a quebra do isolador. 

Isso poderá  garantir o correto funcionamento do motor, maior vida útil da bateria e redução da emissão de gases poluentes.

Luz de baixa pressão do pneu

As luzes do painel referentes à baixa pressão do pneu irão indicar que os pneus estão murchos ou com excesso de pressão. 

Luz de pastilha de freio

Se a luz de indicação de pastilhas se acender no painel é sinal de que o jogo de pastilha de freio precisa ser substituído. 

Luz do imobilizador

A luz do imobilizador acende no painel quando liga o carro, e apaga depois de dada a partida. Se isso não acontecer, indica que a chave codificada e/ou o receptor não estão funcionando corretamente.

Agora que você já sabe o que as luzes do painel do seu carro indicam, não deixe de prestar atenção nos sinais. Ao perceber que há algo errado, procure um profissional.

*

A Metagal, líder no mercado de espelhos retrovisores, sistemas de retrovisão e no desenvolvimento de câmeras para monitoramento veicular, é um exemplo da constante busca por inovação. Há mais de 50 anos no setor, a empresa investe pesado em pesquisas, capacitação de seus profissionais e novas tecnologias. 

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *