Gestão de qualidade e tempo: como manter parcerias nacionais pode auxiliar seus projetos

Acompanhamento e menos burocracia são uns dos motivos que tornam as parcerias nacionais uma aposta para melhorar sua gestão de qualidade e tempo.

Conquistar e manter bons parceiros é essencial na indústria automobilística e pode influenciar diretamente na gestão de qualidade e tempo das montadoras.

Isso porque, além de ampliar negócios e gerar mais lucros, as parcerias são uma ótima forma para tornar empreendimentos mais estratégicos e tecnológicos.

De que forma? Imagine que sua companhia possui um ponto fraco em uma das operações ou em determinada parte de um projeto. Os responsáveis por ela buscam alternativas para sanar tais falhas.

Então, você encontra uma empresa especialista naquele serviço. E mais: descobre que ela também enfrenta dificuldades em outros pontos, exatamente aqueles em que você é referência.

Já imaginou o potencial dessa associação? As companhias complementam uma à outra, tornando a cadeia como um todo mais otimizada e os resultados mais satisfatórios.

Isso sem falar na economia de tempo e recursos, já que não seria preciso encontrar uma resposta para um problema que o mercado já solucionou.

Os parceiros nacionais e a gestão de qualidade 

Se existe algo mais estratégico do que estabelecer parcerias de negócios, é encontrar parceiros nacionais. E tal resolução de baseia principalmente em dois pontos.

1 – Acompanhamento

Falhas na comunicação podem levar bons relacionamentos empresariais ao fracasso. Dessa forma, é preciso garantir que os processos comunicativos e os alinhamentos sejam eficazes, rápidos e sem ruídos.

Por isso, poder realizar o acompanhamento de perto é um diferencial. Sem grandes esforços, se monitora as ações realizadas, tanto em nível micro quanto macro.

Também é possível sugerir mudanças e melhorias quando se está por dentro das operações do parceiro, otimizando a gestão de qualidade.

E, ainda melhor, caso ocorra um desentendimento, é possível propor uma solução rápida e em conjunto.

2 – Menos burocracia, tempo otimizado

Em geral, parcerias reduzem as burocracias e otimizam e gestão de tempo, já que envolvem processos definidos para mútua cooperação.

Quando se opta por um parceiro nacional, esse benefício é ainda maior, pois as operações são realizadas dentro do país.

Assim, os tempos estimados podem ser reduzidos, e as burocracias também.

Como selecionar os melhores parceiros 

Entendida a importância de se firmar parcerias, é hora de escolher os parceiros. Antes de oficializar qualquer união, é preciso observar alguns itens em especial.

 

  • Crenças e valores

 

Em primeiro lugar, entender quais são os valores éticos e as crenças do parceiro em questão. Afinal, você estabelecerá uma forte relação com o mesmo.

Quais são as diretrizes do negócio? Em que acredita? Apoia algum tipo de projeto social? O alinhamento entre as empresas será mais orgânico e harmonioso se ambas partilharem dos mesmos princípios.

 

  • Recomendações

 

Uma dica para analisar quais são as recomendações de um possível parceiro é verificar os nomes presentes em sua cartela de clientes, o teor das avaliações de fornecedores e de seus próprios funcionários.

 

  • Desenvolvimento e pesquisa

 

Para tornar a sua cadeia produtiva mais otimizada, reduzindo tempo e custos, é interessante buscar por parceiros que invistam em pesquisa tecnológica e inovação.

Assim, é viável usar dos conhecimentos do outro para melhorar seu próprio produto, reduzindo os esforços da gestão de qualidade.

 

  • Localização

 

Como foi mencionado acima, parceiros nacionais são uma ótima aposta. Além de otimizarem o tempo dos processos, também possibilitam um monitoramento de perto.

 

  • Autonomia e confiança

 

Esse ponto depende de outros itens já citados. Quando escolhe um parceiro nacional, com valores equivalentes e posição de referência no mercado, é possível lhe oferecer autonomia para criação.

*

A Metagal, líder no mercado de espelhos retrovisores e no desenvolvimento de câmeras para monitoramento veicular da América Latina, é um exemplo da constante busca por inovação. Há mais de 50 anos de no setor, a empresa investe pesado em pesquisas, capacitação de seus profissionais e novas tecnologias.

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *