A inteligência artificial está fazendo história no setor automotivo

A inteligência artificial já é um processo muito utilizado nos setores tecnológicos, porém agora é a vez do mercado automotivo implementá-la em concessionárias e montadoras.

Também conhecida pela sigla IA, essa tecnologia vem revolucionando a forma como os profissionais se comunicam com o seu público e até mesmo vendem os automóveis para ele.

Isso porque a inovação era mais do que necessária para o setor continuar crescendo. Com o aumento da preferência pelas compras online, tanto lojas independentes quanto concessionárias viram a necessidade de impulsionar os negócios.

Mais do que isso, era preciso manter a satisfação do cliente em meio a tantas demandas. A solução para isso foi iniciar a utilização da inteligência artificial.

Para manter a satisfação dos clientes, a resposta é a criação de uma assistente de inteligência artificial completa

E se você acha que a inteligência artificial é voltada apenas para os grandes negociantes, não poderia estar mais enganado. Confira o artigo e entenda como a IA está revolucionando todos os nichos desse mercado.

Explicando a inteligência artificial

Antes de falarmos como a inteligência artificial é implementada no setor automotivo, é importante primeiro entender o que ela é. Basicamente, ela é um avanço tecnológico que permite a simulação de uma inteligência similar à humana

Essa tecnologia vai além da programação de ordens específicas na tomada de decisões autônomas – que são baseadas em padrões de enormes bancos de dados.

Ou seja, a IA também pode ser definida como a capacidade das máquinas de pensarem como os seres humanos. Elas aprendem, percebem e decidem quais caminhos seguir nas situações exigidas.

Esses aspectos tornam essa inteligência cada vez mais essencial na otimização de processos nos setores – incluindo o automotivo –, principalmente por trazer mais autonomia para os sistemas que os controlam.

Adaptação de negócios e conquista de clientes 

Como já mencionamos, não são apenas os grandes negociantes que estão utilizando a inteligência artificial em benefício dos negócios. Ela também está sendo implementada em lojas multimarcas e concessionárias.

Por isso, reunimos dois exemplos de como revendedores estão aproveitando os avanços da tecnologia para adaptar seus negócios e conquistar mais clientes:

  • Custos de marketing e vendas mais baixo

Atualmente a personalização está em alta no mercado, e por isso as técnicas de marketing de massa começaram a ficar obsoletas.

Com a inteligência artificial, os revendedores podem personalizar e-mails, banners e textos. Além disso, também é possível utilizar outros esforços para atingir os clientes no momento certo, como o uso de dados de comportamento e as escolhas que eles fazem online.

Esse tipo de abordagem não é apenas mais precisa, mas também mais barata e prática. A inteligência artificial ajuda a identificar oportunidades de vendas que poderiam passar despercebidas ao olho humano.

  • Inteligência artificial para veículos usados

A inteligência artificial pode ajudar na precificação preditiva. Ou seja, ela pode indicar qual é o melhor momento para vender determinada marca ou modelo automotivo, e até mesmo qual o melhor preço e região para oferecer esse veículo.

Outro ponto é que, com essa tecnologia, não é preciso mais fazer fotos em estúdios. Ela pode transformar qualquer foto em imagens com sombra e iluminação personalizada para qualquer automóvel.

E por último, a inteligência artificial também pode auxiliar no reconhecimento de danos no carro. Ao fotografá-lo ou filmá-lo, a IA dirá se as suas condições são boas ou mostrar algum problema – e gerar um orçamento detalhado para o reparo.

As mudanças que a inteligência artificial traz para o setor automotivo

As vendas online aumentaram expressivamente em todos os setores, e no automotivo não poderia ser diferente. 

Por se tratar de um produto de alto valor, que exige test drive e um certo convencimento para finalizar a compra, as experiências no cenário virtual devem ser atraentes e personalizadas.

Para replicar as experiências do ambiente físico, o varejo automotivo começa a usar inteligência artificial em seus anúncios.

A expectativa é que ela torne os processos de compra e venda muito mais eficientes e até mesmo permita a criação de produtos ou serviços exclusivos. Tudo isso para oferecer uma experiência de usuário superior ao da loja física.

Por isso, uma ótima opção para ser bem sucedido nesse processo é a criação de uma página VDP bem organizada, com recursos visuais de alta categoria e informações relevantes sobre os produtos – sejam eles os veículos ou as suas peças.

VDP: o caminho para o sucesso nas vendas automotivas online  

O termo VDP – Vehicle Detail Page, ou em sua tradução “Página de Detalhes do Veículo” – indica uma página importante para o sucesso nas vendas de automóveis. 

Ela pode ser inserida nos sites, portais de vendas ou até mesmo nas redes sociais, sendo o elemento crucial para os clientes chegarem à decisão de compra.

90% dos consumidores consideram as fotos e vídeos dos veículos na hora de comprá-los online

Além de ser atraente, é essencial que a VDP melhore significativamente a experiência dos consumidores.

Montadoras também utilizam inteligência artificial

As montadoras de carros já estão investindo na inteligência artificial como aliada para melhorar cada vez mais os modelos que conhecemos no mercado e nos futuros lançamentos.

Um projeto que foi divulgado em 2021 no Futurecom Digital Series é a possibilidade dos veículos enviarem uma notificação de alerta quando uma revisão precisar ser feita.

Essa conquista só será alcançada graças à utilização de inteligência artificial e do machine learning (aprendizado de máquina) – um subgrupo das IAs. Com essas tecnologias, a otimização do processo fabril pode buscar uma eficiência maior.

O futuro automotivo é tecnológico e conectado

Como estamos falando sobre os próximos passos tecnológicos do setor automotivo, não podemos deixar de ressaltar a conexão entre os carros conectados e a inteligência artificial. 

Os veículos conectados à internet estão cada vez mais comuns em diversas montadoras pelo mundo. Cada vez fica mais difícil achar um modelo pelas ruas que não possua essa tecnologia.

Mas qual a relação disso com a IA? Otimização. Com a inteligência artificial, a tendência de evolução da conectividade poderá ser constante. 

Venha entender melhor sobre a tecnologia desses carros conectados por meio deste e-book gratuito que separamos para você:

O futuro automotivo será com carros totalmente conectados à internet e a inteligência artificial pode auxiliar nesse processo. Venha saber mais sobre esses modelos

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *