O que é o ponto cego no retrovisor?

Header para o BP sobre ponto cego de retrovisor

O ponto cego do retrovisor é aquela área ao redor do seu veículo que não pode ser vista pelos espelhos internos e externos. Essa área de invisibilidade representa um risco significativo à segurança no trânsito, pois pode esconder outros veículos, motocicletas e ciclistas, aumentando o risco de acidentes.

Um estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) Brasil revelou que o ponto cego de um carro compacto comum pode ocultar por completo uma bicicleta. Isso significa que, ao mudar de faixa, você pode não ter percepção da presença de um ciclista ao seu lado, colocando-o em grave risco de acidente.

Para entender melhor, imagine uma vaga de estacionamento de tamanho médio. Essa área, equivalente a cerca de 11m², é comparável ao ponto cego encontrado em muitos carros populares nas ruas do Brasil, como os hatches, considerados compactos e com portas traseiras versáteis.

Para evitar esses perigos, é fundamental ter consciência do ponto cego no retrovisor e tomar medidas preventivas. Continue lendo! 

Como identificar o ponto cego no retrovisor?

Embora nossos olhos sejam ferramentas incríveis, eles possuem uma falha crucial: o ponto cego. Essa área, localizada a cerca de 15° fora do campo de visão de cada olho, pode ser um perigo no trânsito se não for devidamente identificada e compensada.

Felizmente, existem técnicas simples que podem te ajudar a dominar essa zona invisível e dirigir com mais segurança. Como, por exemplo: 

  • Ajustar o banco do motorista: posicione o banco de forma que você alcance os pedais com os joelhos levemente flexionados e as costas retas.
  • Ajustar os retrovisores externos: abra a janela do motorista e se posicione ao lado do carro. Ajuste o retrovisor externo do lado do motorista de forma que a borda lateral do seu carro fique quase imperceptível no espelho. Repita o processo do outro lado.
  • Verificar o ponto cego no retrovisor: sente-se no banco do motorista e olhe pelos retrovisores externos. Se ainda puder ver a lateral do seu carro, ajuste os retrovisores um pouco mais para fora, até que a lateral do carro fique fora de vista.

Dicas de correção do ponto cego no retrovisor

Embora ajustar os espelhos corretamente seja fundamental, outras medidas podem ser adotadas para minimizar os riscos associados ao ponto cego no retrovisor e garantir uma condução mais segura. Apresentaremos algumas dicas essenciais para lidar com essa questão e aumentar a segurança nas estradas.

  • Utilize o espelho retrovisor interno: esse espelho oferece uma visão mais ampla da parte traseira do seu veículo, permitindo identificar carros no ponto cego com mais facilidade.
  • Verifique os retrovisores antes de mudar de faixa: antes de realizar qualquer mudança de faixa, torne um hábito verificar os retrovisores externos e o interno para se certificar de que não há outros veículos em seu ponto cego.
  • Use a sinalização: ligue os sinais de seta para indicar suas intenções aos outros motoristas, especialmente ao mudar de faixa ou entrar em uma rua. Essa comunicação prévia aumenta a segurança e previne situações de risco.
  • Tenha cuidado ao estacionar: ao estacionar, redobre a atenção com veículos e pedestres que podem estar em seu ponto cego. Faça movimentos lentos e utilize os espelhos para garantir que o local esteja livre.

Importância de regular os 3 retrovisores

É importante regular os três espelhos do seu carro (interno e externos) para garantir a máxima visibilidade e reduzir o ponto cego no retrovisor. Cada um possui uma função específica:

Os 3 tipos de retrovisores de

Ao ajustar os três espelhos corretamente e seguir as dicas de segurança, você estará dirigindo com mais segurança e tranquilidade, reduzindo o risco de acidentes causados por pontos cegos no retrovisor. Lembre-se: A segurança no trânsito é responsabilidade de todos. Dirija com atenção!  

Sistema de blind spot da Metagal: como funciona

Demonstração de ponto cego

O blind spot (ponto cego em inglês) é um sistema de monitoramento de ponto cego no retrovisor desenvolvido pela Metagal. Ele é uma tecnologia avançada projetada para aumentar a segurança ao dirigir, especialmente em situações onde a visibilidade é limitada. 

O sistema é formado por sensores localizados nos espelhos laterais ou no para-choque traseiro, assim eles detectam a presença de veículos, bicicletas ou pedestres nos pontos cegos.

Quando um objeto é detectado no ponto cego, o sistema emite alertas visuais, geralmente através de luzes nos espelhos laterais, mas alguns sensores também emitem alertas sonoros. 

Isso auxilia o motorista ao mudar de faixa ou fazer manobras para evitar colisões. Em sistemas mais avançados, além dos alertas, há intervenções automáticas que podem incluir automação na direção ou nos freios para prevenir acidentes.

A Metagal desenvolveu o sistema de blind spot justamente com esse intuito. E ele é especialmente útil para veículos maiores, como SUVs e caminhões, que possuem maiores áreas com pontos cegos. 

Tipos de retrovisores

Os sistemas mais modernos, em conjunto com práticas de direção defensiva e a consciência do ponto cego no retrovisor, representam um avanço significativo na construção de um trânsito mais seguro para todos. Ao investir nessa combinação, você estará dirigindo com mais tranquilidade, contribuindo para um ambiente viário mais harmonioso, além de preservar a própria vida e a dos demais.

Antes, utilizávamos o termo  “retrovisores” para definir esses sistemas formados por espelhos. Mas, com a constante evolução do setor automotivo, que trouxe sistemas híbridos e totalmente compostos por câmeras,  a nomenclatura nova passou a ser mais abrangente: “sistemas de retrovisão”

O CMS, Sistema de Monitoramento de Câmera (do inglês, Camera Monitoring System), é a mais recente  tecnologia em sistemas de retrovisão e já é tendência na Europa e nos Estados Unidos. Agora, por meio da Metagal, ela chega ao Brasil introduzido no modelo de caminhão Meteor Optimus.

Ele diminui o ponto cego no retrovisor ao conter câmeras nas hastes em vez de espelhos, ampliando a visão e consciência situacional do condutor.

Nós da Metagal já produzimos um artigo sobre CMS, abordando suas principais características. Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo.

CTA para o BP sobre ponto cego de retrovisor

*

A Metagal, líder no mercado de espelhos retrovisores, sistemas de retrovisão e no desenvolvimento de câmeras para monitoramento veicular, é um exemplo da constante busca por inovação. Há mais de 50 anos no setor, a empresa investe pesado em pesquisas, capacitação de seus profissionais e novas tecnologias.

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *