Você sabe o que significam as cores das placas de trânsito?

Header para BP sobre Placas de trânsito

Provavelmente você já notou que as placas de trânsito possuem cores diferentes, seja dirigindo nas estradas ou atravessando uma faixa de pedestres. Mas já parou para refletir por que elas são assim e se têm algum significado?

Pois saiba que existe mesmo um sentido para as placas possuírem tonalidades distintas, e é sobre isso que vamos falar nesse artigo.

Continue lendo para entender melhor sobre as cores das placas de trânsito.

Placas de trânsito: por que separar por cores?

A separação por cores carrega a ideia de que, ao apenas se deparar com uma delas, a pessoa consiga identificar o que ela indica logo pela cor.

É uma forma de chamar a atenção de quem está vendo para a importância e urgência de alguma situação, justamente para transmitir a mensagem mais rapidamente.

Uma placa que fala sobre velocidade, por exemplo, sempre está na cor vermelha, então o motorista já entende, pela cor dela, que precisa dar mais importância para esses avisos.

Já uma marrom, por exemplo, fala sobre detalhes turísticos, então não precisa ser lida tão urgentemente.

As cores das placas de trânsito

Agora que você já sabe o motivo da separação por cores, vamos conferir o que significa cada uma delas abaixo:

Placas vermelhas

Placas de trânsito vermelhas

Elas representam a regulamentação, por isso estão diretamente ligadas às leis de trânsito, exigindo uma atenção redobrada da pessoa e que ela realmente confira a informação apresentada. Podem ser totalmente vermelhas com texto em branco, mas a maioria geralmente tem fundo branco, texto em preto e só a borda é vermelha.

Devido à sua urgência, elas são mais direcionadas aos motoristas, para que eles tomem uma ação imediata com base no que elas informam.

Alguns exemplos de placas de trânsito vermelhas incluem a “pare”, proibições de estacionamento, indicações de estacionamento livre, indicação de velocidade, proibições sonoras etc.

Placas amarelas

Placas de trânsito amarelas

Já a cor amarela significa alerta, indicando que há situações em que o condutor precisa ficar atento, pois pode haver perigos adiante.

Elas, então, informam sobre curvas acentuadas, presença de animais, desvios, trechos estreitos, faixas de pedestres próximas etc.

Placas laranjas

Placas de trânsito laranjas

Essas placas de trânsito são parecidas com as amarelas e também indicam alertas, mas a diferença é que essas são temporárias.

Elas são comumente utilizadas para informar sobre obras, indicando o trajeto que o motorista precisa adotar neste caso.

Alguns exemplos são indicativos de obras na pista, desvios provocados pela obra, alertas para declives ou presença de elevações na pista etc.

Placas azuis

Placas de trânsito azuis

As azuis indicam alguns serviços úteis que podem auxiliar decisões na condução, mas não são utilizadas exclusivamente por motoristas.

Alguns exemplos remetem à proximidade com hotéis, presença de postos de combustíveis, pontos de ônibus, indicação de aeroportos etc.

Placas verdes

Placas de trânsito verdes

Já as verdes são indicativas. Elas, então, têm a finalidade de evidenciar situações como retorno, destinos de cidades próximas e os acessos a elas.

O interessante é que, em alguns casos, elas aparecem junto das azuis, pois, por exemplo, pode indicar um acesso de rua que leva a um aeroporto, informando que há a presença de um ali perto.

Placas brancas ou cinzas

Placas de trânsito brancas

Essas, diferentes das placas que estão junto das vermelhas, são inteiramente brancas, mas também podem ser encontradas em cinza claro. O intuito dessas placas de trânsito é auxiliar as pessoas a seguirem a legislação e ensinar uma boa conduta, portanto apresentam um cunho mais educativo.

Então temos as placas que informam sobre ultrapassagem, apelos para cinto de segurança, atenção à vida, o que fazer em condições climáticas específicas etc.

Placas Marrom

Placas de trânsito marrons

Você com certeza já viu uma placa marrom e não deu muita atenção. Elas não saltam muito à vista devido a sua cor justamente porque as informações que trazem são de viés cultural.

As placas marrons informam sobre pontos turísticos, áreas de lazer ou espaços históricos.

Você pode encontrá-las em ambientes indicando praças, locais turísticos, praias, zoológico, monumentos, igrejas e outras situações que informam serviços úteis para quem está visitando uma determinada área. 

Para além das cores, números!

Além das cores, é possível precisar a quantidade de placas de trânsito existentes para cada categoria. São elas:

  • 66 placas de regulamentação;
  • 103 para advertência;
  • 95 de cunho turístico;
  • 40 para sinalização de obras;
  • 47 placas se dividem em educativas, serviços auxiliares e indicativas.

Pode-se notar que o último da lista é um somatório que reúne três categorias distintas.

As cores influenciam só placas de trânsito?

Não são só as placas de trânsito que recebem significado pelas cores, os automóveis também são influenciados por essas características que possuem e isso se relaciona, também, ao consumo de combustível.

Por exemplo, se considerarmos que a cor preta absorve mais a luz solar que um carro branco, possivelmente a temperatura interna do veículo será maior. Então resfriá-lo exigirá mais do combustível.

Viu como as cores assumem papéis diferentes no universo automotivo? Quer saber mais sobre como elas influenciam no gasto energético? Então, leia o artigo que a Metagal preparou sobre o assunto, ainda abordando a popularidade de cada cor mais consumida no Brasil.

Para ler o conteúdo, é só clicar no banner abaixo.

CTA para BP sobre cores das placas de trânsito

*

A Metagal, líder no mercado de espelhos retrovisores, sistemas de retrovisão e no desenvolvimento de câmeras para monitoramento veicular, é um exemplo da constante busca por inovação. Há mais de 50 anos no setor, a empresa investe pesado em pesquisas, capacitação de seus profissionais e novas tecnologias.

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *