O setor automotivo teve queda de cerca de 35% nas produções em montadoras. Porém, 92% dos trabalhadores continuaram empregados.
Não há como negar que a pandemia causada pelo novo coronavírus mudou drasticamente a vida de todo mundo. Trabalhadores de diversas áreas e o setor automotivo são alguns exemplos entre os prejudicados.
Não há dúvidas que milhares de pessoas foram impactadas pela pandemia. Com isso, surgiram mudanças de hábito por parte representativa da população.
As mudanças foram muitas e as indústrias e empresas logo foram se mobilizando e se adequando para amenizar os prejuízos. Os negócios começaram a ser digitalizados e os canais digitais passaram a ter sua utilização intensificada.
Essa adequação também precisou ser absorvida pelos colaboradores que, neste caso, precisaram transformar suas casas em seu local de trabalho.
Novas práticas de trabalho, incluindo no setor automotivo
Há muito tempo ouvimos falar sobre transformação digital, mas esse assunto era abordado como uma tendência do futuro e que ainda estávamos iniciando esse processo.
Porém, com uma pandemia da proporção da Covid-19, não houve saída.
Empresas que ainda não acreditavam que ser digital era importante tiveram que correr para se adaptar a uma nova realidade de digitalização de processos, home office, organização de trabalho, flexibilidade e muito mais.
De uma forma geral, para os colaboradores bastou aceitar as condições e começar a adaptação em torno delas. Afinal, quem pode se dar ao luxo de perder seu emprego em um cenário tão incerto?
O trabalhador do setor automotivo
Automotive Business e MHD Consultoria realizaram a pesquisa “Pandemia no Setor Automotivo: Trabalho e Sentimento” e entrevistaram 754 profissionais de todas as áreas do setor automotivo.
A pesquisa abordou temas sobre rotina de trabalho, cuidado e acolhimento, qualidade de vida, além de perspectivas e oportunidades durante a pandemia.
Conforme os dados analisados, separados alguns dos mais relevantes para você entender como os hábitos de rotina dos trabalhadores passaram por mudanças e desafios:
Impacto
O setor automotivo teve queda de cerca de 35% nas produções em montadoras. Porém, 92% dos trabalhadores que responderam a pesquisa continuaram empregados.
Desses, apenas 38% mantiveram sua jornada plena e salário integral.
Home office
85% dos colaboradores do setor automotivo que foram entrevistados entraram em regime home office. Apenas 21% ficou no esquema de trabalho híbrido, entre a rotina de trabalhar em casa e no escritório.
As mulheres foram as mais afetadas pelo home office. Isso porque 62% das trabalhadoras do setor automotivo que participaram da pesquisa adotaram o home office de forma integral.
Dessa forma, elas foram as que apresentaram sintomas mais intensos de ansiedade e esgotamento mental e físico.
Os efeitos emocionais podem ser causados, principalmente, pela sobrecarga gerada no acúmulo de trabalho remunerado em conjunto com a realização de tarefas domésticas ao longo do dia.
Dupla jornada
Esse tópico complementa as informações mencionadas acima. 37% das mulheres são responsáveis por todo ou pela maior parte do trabalho doméstico em suas casas.
51% dos colaboradores do setor automotivo afirmaram sentir esgotamento físico, sendo a prevalência maior no sexo feminino.
Além disso, as mulheres também foram as mais afetadas com o esgotamento mental, insônia, solidão ou tédio, medo ou pânico e depressão.
Questões a serem observadas no setor automotivo no cenário pós-pandemia
A pandemia causou várias incertezas, inseguranças e mudanças nos planos pessoais e profissionais de muitas pessoas do setor automotivo.
Afinal, principalmente para as mulheres – que totalizaram uma parcela de 51% das pessoas entrevistadas na pesquisa –, o medo de perder o emprego é muito grande.
Porém, ainda de acordo com a pesquisa “Pandemia no Setor Automotivo: Trabalho e Sentimento”, apenas 33% das empresas participantes do questionário afirmam que irão reduzir o quadro de funcionários.
A expectativa é positiva, afinal 29% vão abrir mais vagas e 38% visam manter o quadro de funcionários.
De todo modo, será essencial que esses profissionais comecem a se atualizar sobre as novas ferramentas online. Isso porque a transformação digital é o tema que ganha maior relevância no pós-pandemia.
E junto com ela vem a transformação cultural, a diversidade, inclusão e novas oportunidades para futuras lideranças.
A pandemia também trouxe algumas práticas que podem continuar a serem adotadas no pós-pandemia no setor automotivo, como:
- Treinamentos
- Cuidados com a saúde mental
- Uso eficiente do tempo
- Flexibilização
Tais práticas possuem bom potencial de produtividade, bem-estar e ganhos para ambos os lados do setor automotivo: empresas e colaboradores.
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