fbpx

Carros por assinatura: o início de uma tendência em 2021

Carros por assinatura

Chegamos ao ponto de que ter acesso aos bens é mais importante do que possuí-los. Conheça um novo jeito de ter um carro zero km com os carros por assinatura.

Ter um carro próprio é o sonho de muitas pessoas. Porém, quando os gastos são colocados na ponta do lápis, nem sempre se torna viável realizar este desejo.

Entretanto, estamos vivendo em um momento de constantes mudanças no comportamento do consumidor, e chegamos ao ponto de que ter acesso aos bens é mais importante do que possuí-los.

De forma mais objetiva, a frase acima quer dizer que para passar um final de semana na praia, por exemplo, eu não preciso ter uma casa de praia, é possível alugar uma no Airbnb.

No setor automotivo, não é diferente. Há muitos anos é possível alugar carros e solicitar táxis.

Há pouco tempo os aplicativos de carros possibilitaram mais conforto e economia  às viagens de quem não deseja usar o transporte público. 

Mas as novidades não param. Agora, é a vez do carro por assinatura.

Afinal, o que são carros por assinatura?

Esta é uma alternativa para quem deseja ter um carro à sua disposição sem precisar se preocupar com alguns gastos atrelados a este bem.

Desta maneira, os carros por assinatura funcionam da seguinte maneira:

  • O motorista analisa quais são as suas necessidades
  • Escolhe a categoria de veículo que mais o atende
  • Orça os valores cobrados 
  • Assina os papéis e define data, hora e como quer que o carro zero seja entregue

Enquanto o cliente espera pelo veículo novo, pode optar por um provisório da mesma categoria.

Algumas empresas exigem que o condutor tenha mais de 21 anos e também oferecem aplicativos que permitem a gestão do uso do automóvel.

Quais os benefícios para os usuários?

Geralmente, quem oferece o serviço de carro por assinatura são as locadoras de veículos e os contratos podem variar de um a dois anos. 

No valor da mensalidade, os valores de serviços de revisão, IPVA, licenciamento, seguro e outros já estão incluídos.

Fazendo a assinatura, o usuário não precisa entrar em um longo financiamento para ter seu automóvel e ainda pode ter um carro zero km em sua garagem. Além disso, também podemos citar que:

  • O usuário não precisa se preocupar com burocracias
  • Pode trocar de veículo todo ano sem se preocupar com a revenda
  • Esta opção pode ser mais econômica

Os carros por assinatura podem ser muito vantajosos para quem deseja possuí-lo, mas não tem como financiar ou dar entrada, por exemplo.

É importante ressaltar que, ao final do contrato, o veículo continuará sendo da locadora

O setor automotivo

O ano de 2020 foi muito duro para o setor automotivo, que apresentou queda de 31,6% na produção em comparação ao ano anterior. Este é o menor nível desde 2003. 

Para este ano, as previsões continuam desafiadoras: apenas 2,5 milhões de veículos devem ser produzidos, ou seja, apenas a metade da capacidade total. 

Para se manterem vivas e manterem sua fatia no mercado, algumas montadoras estão se reinventando e focando na experiência do usuário.

O que é o caso da CAOA, que irá investir 1,5 bilhão de reais para renovar seu portfólio e expandir a rede e irá oferecer o serviço de carros por assinatura.

No início do ano, a montadora já havia lançado o serviço de gestão de frotas e já existia o plano de entrar no negócio de carros por assinatura para pessoas físicas, porém teve que ser adiado por causa da pandemia.

Agora, o planejamento foi retomado e em breve o serviço começará a ser oferecido. Os interessados poderão alugar na categoria por assinatura todos os modelos disponíveis no portfólio da empresa (Cherry e Hyundai).

Além disso, ao final do contrato, de no mínimo um ano, o cliente poderá comprar o veículo com descontos ou, se desejar, continuar o processo de locação.

A estimativa é de aproximadamente 2,2 milhões de carros disponíveis para esta modalidade no Brasil.

*

A Metagal, líder no mercado de espelhos retrovisores, sistemas de retrovisão e no desenvolvimento de câmeras para monitoramento veicular, é um exemplo da constante busca por inovação. Há mais de 50 anos no setor, a empresa investe pesado em pesquisas, capacitação de seus profissionais e novas tecnologias.

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *