Manutenção automotiva sustentável: 6 dicas sobre como fazê-la!
Uma pergunta: você acha que é possível fazer uma manutenção automotiva sustentável?
Para começar a responder essa pergunta, é importante lembrar que, nos dias atuais, muito se tem falado sobre práticas sustentáveis no setor automotivo – seja com combustíveis ecologicamente corretos ou modelos de carros que não prejudicam o meio ambiente.
E por conta dessa alta demanda, diversos nichos dentro do setor automotivo enxergaram a necessidade de mudar sua mentalidade sobre as práticas sustentáveis que são implementadas no dia a dia.
Pensando nisso, nós trouxemos um artigo completo que irá te explicar como fazer uma manutenção automotiva sustentável e te mostrar a importância do ESG nesse setor. Confira a seguir!
ESG X setor automotivo: qual sua relação?
Antes de falarmos sobre a posição do ESG dentro do mercado automotivo, primeiramente iremos contextualizá-lo para você.
A sigla ESG significa environmental, social e governance – em português, meio ambiente, social e governança. Ele se baseia em um conjunto de padrões e boas práticas que definem se uma empresa realmente é conscientemente sustentável.
Quando migramos para o setor automotivo e observamos como essas práticas estão sendo implementadas, podemos perceber que, aos poucos, ele está se adaptando à essa nova realidade.
Cada vez mais empresas, concessionárias e montadoras estão buscando otimizar suas ações para que estejam alinhadas ao ESG. Porém, a porcentagem ainda é pequena.
Com isso, podemos perceber que a governança socioambiental dentro do setor automotivo está caminhando a pequenos passos, rumo à plena implementação dessa prática.
A relação do ESG com a manutenção automotiva sustentável
No dia a dia, pode ser difícil entender qual o nível sustentável em que os motoristas se encontram.
Mas, existem algumas situações em que você mesmo pode praticar o ESG, por exemplo na manutenção automotiva. Ela é uma prática que, se feita da maneira correta, pode diminuir as emissões de gases poluentes e ainda reduzir o consumo de combustíveis.
Continue a leitura e confira algumas dicas de como colocar essa manutenção automotiva em prática!
6 dicas para fazer uma manutenção automotiva sustentável
Sabemos que a maioria dos automóveis que circulam pelas ruas são movidos à combustão, e também temos consciência de que eles emitem poluentes na atmosfera, prejudicando o meio ambiente.
Mas, não é por esse motivo que a manutenção automotiva deles também precisa seguir esse padrão. Aqui, iremos te mostrar como cuidar do seu carro para que ele se torne menos poluente para o planeta.
Dica #1: Cuide das velas de ignição
Essa é uma peça do carro que desgasta conforme o uso do motor e, quanto estão gastas, a mistura de ar e combustível não é queimada da maneira correta. Isso causa um consumo maior de combustível.
Para saber a hora certa de fazer essa manutenção automotiva, basta olhar no manual do seu veículo. Caso você não o tenha, é aconselhável passar por uma revisão uma vez ao ano ou a cada 10 mil km rodados.
Dica #2: Verifique o sensor de oxigênio
Para fazer essa manutenção automotiva é necessário que você leve seu veículo para uma visita ao mecânico uma vez por ano ou a cada 30 mil km rodados. Ele irá verificar como está o ajuste da mistura.
Quando esse ajuste se encontra muito alto, significa que o sistema de injeção está prejudicado. Isso não apenas afeta as emissões na atmosfera, mas também impactam diretamente no consumo de combustível.
Dica #3: Fique atento às manutenções diárias
A manutenção automotiva diária também é muito importante para manter seu veículo o mais sustentável possível.
A calibragem de pneus, o alinhamento do veículo, acelerar e frear de forma mais suave e respeitar o limite de velocidade são alguns exemplos de como economizar o combustível e diminuir a emissão de gases poluentes.
Outro ponto sobre os pneus é o seu desgaste: a frenagem brusca ou a direção em lugares com pistas muito ásperas podem degradar mais ainda os pneus, que são feitos de borracha e tem sua origem nas árvores.
Ou seja, mantê-los em bom estado por mais tempo também é uma forma de cuidar do meio ambiente.
Dica #4: Não deixe o tanque ficar na reserva
Essa é uma manutenção automotiva que os próprios motoristas devem exercer. Ao deixar o tanque na reserva, os resíduos localizados no fundo entopem os bicos injetores.
Dessa forma, o funcionamento do motor é prejudicado e o combustível evapora mais rapidamente.
Dica #5: Utilize a água de forma consciente
Lavar o carro em casa, por exemplo, muitas vezes é uma prática que não é aconselhável. Isso porque, durante a lavagem, pode ocorrer um grande desperdício de água.
Porém, se a água que você utilizar for de reuso, essa prática pode se tornar sustentável. Outras alternativas de lavagem são:
- Lavar a seco
- Lavar a vapor
Dica #6: Opte por outros tipos de transporte
Uma dica de manutenção automotiva que garante o aumento da vida útil dos veículos é optar por outros meios de transporte no dia a dia.
Quando não for necessário o uso do veículo para a locomoção, você pode utilizar os transportes públicos ou até mesmo a bicicleta.
Dica extra: Opte por combustíveis alternativos
Para que seu veículo realmente possa se tornar sustentável e causar menos impactos negativos na natureza, uma das opções é substituir a gasolina por combustíveis ecológicos. Veja alguns exemplos:
Uma curiosidade sobre o hidrogênio verde é que ele ainda não é amplamente comercializado no mercado e, por enquanto, existe apenas em carros de luxo.
Além do benefício da sustentabilidade, os combustíveis alternativos também ajudam a aumentar a vida útil dos carros. Pode-se dizer, após tudo o que lemos até agora, que eles são a manutenção automotiva que mais traz vantagens para o meio ambiente.
E se você quiser saber mais sobre eles, não deixe de baixar o nosso e-book gratuito e completo. Lembre-se: o futuro do planeta depende de você!